Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Paraná entra na reta final da soja

Com chuvas de até 200 milímetros nos últimos quinze dias, o Paraná tirou o atraso no plantio da safra de verão 2012/13. Apesar de ter sido iniciada mais tarde que o normal, a semeadura do milho já foi concluída e os trabalhos de campo da soja caminham para a metade final no estado.

No Oeste, Norte e Centro-Oeste paranaense, regiões mais adiantadas, menos de 10% da área planejada para a oleaginosa ainda não receberam sementes. No Sudoeste, as plantadeiras ainda têm pouco mais de 50% das lavouras para percorrer, a maior parte delas implementadas na resteva do trigo, cuja colheita está em fase final da região.

No Norte do estado, produtores afirmam que os níveis de umidade ainda estão aquém do ideal e que algumas lavouras tiveram problemas de germinação e há áreas onde o stand é desuniforme. No geral, contudo, as plantações apresentam boas condições e ainda mantêm potencial para ao menos 50 sacas (3 mil quilos) por hectare. Já no Centro-Oeste, Oeste e Sudoeste, chuvas regulares levam a pausas periódicas nas atividades, mas permitem que as plantas se desenvolvam com vigor nas áreas já semeadas.

Estrela da safra 2012/13 paranaense, a soja avança não apenas sobre o milho, seu tradicional concorrente direto no verão, mas ganha terreno também sobre a cana e o café até sobre áreas de pastagem. Em Capitão Leônidas Marques, no Sudoeste, os irmãos Alaor, Ivanor e Juliano Zeniewicz correm contra o tempo para finalizar o preparo do solo em uma área de 138 hectares que até o ano passado ocupada por 200 cabeças de boi.

Neste ano, o pasto dá lugar à soja e o trator que puxa a grade é seguido de perto por outro que acoplado a uma plantadeira. “O proprietário fazia cria e recria de bovinos nesta área, mas resolveu desmanchar tudo e arrendar para grãos. Pode ser que no ano que vem volte tudo, vai saber... Mas não podíamos deixar de aproveitar essa oportunidade né”, explica Alaor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet