Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Mapa participa de eventos para discutir o cooperativismo

Representantes de cooperativas, governos e de entidades de representação privada do cooperativismo do Mercado Comum do Sul (Mercosul) participam da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), entre os dias 8 e 9 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), estará presente no evento.

Na programação, paineis sobre o papel das cooperativas no Mercosul na construção da economia solidária na América Latina e a Integração Produtiva na América Latina: ferramentas públicas, alternativas. O cooperativismo do Mercosul recebe ações de integração a mais de uma década. A RECM é uma das instancias formalizadas com o apoio dos países membros para fortalecer a integração cooperativa.

Para o secretário de desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, é essencial a participação do Mapa em evento desse porte, pois é no cooperativismo que são criadas as forças de integração e ajuda mútua para alcançar resultados e soluções não só para crises, mas para o desenvolvimento das economias regionais.

Cadeia Produtiva do Leite

O Denacoop em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) também estará presente no Seminário Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, que se realizará durante a Feira Mercoláctea 2012, entre os dias 8 e 12 de novembro, em Chapecó, em Santa Catarina (SC). A iniciativa, que tem o apoio do Ministério da Agricultura, integra as ações de comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas.

O secretário Caio Rocha estará presente no evento, no dia 9 de novembro. Mas já no dia 8, técnicos do Mapa participam das apresentação de palestras, oficinas, mesas redondas, entre outras atividades, programadas para o evento, cujo tema cooperativismo será o destaque nas exposições e debates. A produção leiteira da região está intimamente ligada ao cooperativismo e seus diversos ramos de atividade, sendo o de maior expressão as cooperativas do ramo agropecuário.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet