Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

China cultiva menos soja e importa mais do Brasil

A redução da área plantada com soja na China deve fazer o país asiático importar volume recorde neste ano. De acordo com a projeção do Ministério da Agricultura chinês, o país, que já é o maior consumidor global da commodity, deve fechar 2012 com importações de 57,5 milhões de toneladas do produto, 9,3% mais do que na temporada passada.

O aumento das compras externas chinesas está associado à queda na produção interna de soja do país. Ainda segundo dados oficiais do país, a área ocupada pela cultura está 13,8% menor em comparação com o ano passado – é a quinta queda consecutiva. Além disso, uma seca de verão deve reduzir em 5,3% a produtividade das lavouras. Se o rendimento for confirmado, a colheita chinesa de soja deve chegar a 9,8 milhões de toneladas – a menor dos últimos três anos.

Especialistas apostam que a redução na oferta mundial de soja, provocada pelas quebras nas safras da América do Sul e principalmente nos Estados Unidos, devem reduzir o ritmo de importações da China até a entrada da safra de Brasil, Argentina e Paraguai, prevista para o início de 2013.

Exportação brasileira

Mais de 22,3 milhões de toneladas é o volume de soja embarcado pelo Brasil para seu cliente número um, a China, no acumulado até setembro deste ano. É mais da metade do total importado pelo país asiático no período.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet