Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Nova Ubiratã é o sexto maior produtor nacional de soja, confirma estudo do IBGE

Na sexta posição, Nova Ubiratã integra os municípios brasileiros compõem o ranking dos 20 com as maiores produções de soja em 2011, segundo a Pesquisa Produção Agrícola e Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o Estado de Mato Grosso – mesmo com o atraso das chuvas na semeadura – foram colhidas 20,8 milhões de toneladas, ou seja, 27,8% da produção nacional.

Nova Ubiratã plantou naquele ano 267,1 mil hectares da oleaginosa, com produção de 913,5 mil toneladas e participação 1,2% no total do valor da produção nacional. Em relação a 2010, o município apresentou crescimento de 16,2% na produção. O rendimento médio de soja por hectare foi de 3,4 mil quilos.

“Só temos que comemorar esse excelente desempenho de Nova Ubiratã”, enaltece o prefeito Osmar Rossetto (Chiquinho). “O nosso produtor está de parabéns por esse sucesso. É por isso que a administração municipal não tem poupado investimentos em infraestrutura para garantir boas estradas e pontes para garantir o escoamento seguro dos grãos da lavoura para os armazéns ou para os mercados consumidores nacionais e internacionais”, acrescenta.

Para Chiquinho, a posição de Nova Ubiratã só não é melhor devido ao rigor das leis ambientais, que inibem a ampliação das áreas de produção de soja no município. “Nova Ubiratã ainda tem uma área muito grande disponível para a agricultura. Infelizmente, a ampliação das lavouras está cada vez mais difícil com o rigor dos órgãos ambientais federais para a abertura de novas áreas”, lamenta.

Nova Ubiratã também se destaca na produção de milho, com 79,5 mil hectares plantados e tendo colhido 358,6 mil toneladas, com participação 0,6% no total do valor da produção nacional.

14 DE MATO GROSSO

Ao todo, 14 municípios de Mato Grosso se destacam integram o top 20 brasileiro, correspondendo a 16,3% da produção nacional de soja. A liderança é puxada por Sorriso. O município havia caído de primeiro para terceiro lugar em 2010, voltou a ter o maior valor de produção, gerando R$ 1,9 bilhão, um crescimento de 105,4%.

Além de Sorriso e Nova Ubiratã, também figuram na lista Nova Mutum (2º com produção acima de 1,1 milhão de toneladas), Sapezal (3º com 1,09 milhão de toneladas), Campo Novo do Parecis (5ª), Querência (8ª), Diamantino (9ª), Lucas do Rio Verde (11ª), Primavera do Leste (12ª), Itiquira (15ª), Campo Verde (17ª), Santa Rita do Trivelato (18ª), Ipiranga do Norte (19ª) e Tuparah (20ª).

Ipiranga do Norte e Tapurah, ao contrário dos demais municípios mato-grossenses citados, não figuravam no ranking de 2010. Os demais maiores produtores nacionais de soja em 2011 são Formosa do Rio Preto (BA), São Desidério (BA), Jataí (GO), Rio Verde (GO) e Cristalina (GO).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet