Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

50 SACAS/HA

Falta de chuva prejudicará produtividade nas lavouras de soja de Mato Grosso este ano

Foto: Reprodução

Produtividade deve ficar abaixo da média

Produtividade deve ficar abaixo da média

Os produtores de soja de Mato Grosso já dão como certo que não haverá recorde de produtividade na safra 2012/2013. O recorde na produção poderá vir em decorrência do aumento de área. Em algumas propriedades, sojicultores chegaram a ficar 10 dias de braços cruzados à espera de chuva. Em Nova Mutum, onde 83% de 385,3 mil hectares já foram plantados, cerca de cinco casos de replantio estão confirmados.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Leonildo Bares, a média de produtividade na safra 2012/2013 deve ser de 50 sacas por hectare. De acordo com dados do Imea, a perspectiva é de 51 sacas por hectare em princípio. “Já temos caso de replantio no trecho da BR-163, como em Nova Ubiratã e Lucas do Rio Verde. Em Sinop as chuvas foram raras entre os dias 15 e 30 de outubro”.

Em Nova Mutum choveu, segundo o presidente do Sindicato Rural, Emerson Bonini, na noite de domingo entre 35 e 60 milímetros no município. “Mas, cada região da cidade foi um volume. Tivemos produtores que chegaram a ficar 10 dias parados aguardando a chuva. Temos de quatro a cinco casos, ao menos, de replantio já, mas pode aumentar. Os gastos com o replantio variam de acordo com a área e ainda estamos verificando. A única coisa que não precisaremos comprar é o adubo”.

A produção estimada para a safra 2012/2013 é de 24,1 milhões de toneladas, 12,9% a mais que a safra 2011/2012.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet