Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Ficafé 2012 começa hoje em Jacarezinho

Palestras técnicas, rodadas de negócios, avaliação de características sensoriais de grãos do mundo todo e a premiação mais importante da cafeicultura brasileira movimentam, nesta semana, a cadeia produtiva de cafés especiais. Nesta quarta, quinta e sexta-feiras, dias 7, 8 e 9 de novembro, Jacarezinho, no norte pioneiro paranaense, sedia a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – FICAFÉ.

Trata-se de um evento de negócios que visa aproximar cafeicultores e compradores de cafés especiais e certificados, além de divulgar a região, considerada a nova origem de cafés de qualidade do Brasil.

Um dos diferenciais da quinta edição da FICAFÉ será a realização do “I Simpósio de inovação e difusão tecnológica da cafeicultura do norte pioneiro do Paraná”, que contempla palestras, minicursos e exposição de painéis. O Simpósio está marcado para quarta-feira, dia 7.

Outra atração do primeiro dia do evento será o Grêmio de Q-Graders. Na ocasião, o Q-Grader peruano Oscar Gonzales, chefe de Controle de Qualidade do Sustainable Harvest, importador especializado na aquisição de cafés especiais e certificados, apresenta para um grupo de Q-Graders brasileiros cafés de qualidade do mundo todo. O especialista também vai degustar e destacar a apresentação dos perfis sensoriais dos cafés especiais e certificados produzidos nas microrregiões do Norte Pioneiro.

Já a abertura da FICAFÉ 2012 será na quinta, dia 8, às 9 horas. Na mesma oportunidade haverá o lançamento da Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P.). Em maio de 2012, a Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) recebeu a certificação que garante a qualidade do café produzido na região.

A I.G.P. garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos produtos de uma determinada região, conferindo-lhes destaque no mercado mundial. “É uma ferramenta coletiva de promoção e de comercialização dos produtos. É uma das mais importantes ações realizadas pelo Projeto Cafés Especiais, com a missão de transformar o Norte Pioneiro em uma região reconhecida como produtora de cafés de qualidade”, explica Odemir Capello.

Rodadas de negócios

Durante a Rodada Internacional de Negócios, que acontece paralelamente à Rodada Nacional, durante a FICAFÉ compradores de diversos países terão a oportunidade de conhecer o processo produtivo do café do Norte Pioneiro e poderão fechar negócios durante o evento ou fazer contatos com os produtores para a realização de negócios futuros.

Cup of Excellence

Pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia de premiação do 13º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil - Cup of Excellence - Edição 2012 será durante a FICAFÉ. A entrega do prêmio será na noite de sexta-feira, dia 9, e marca o encerramento do evento.

O concurso vai eleger o melhor produtor de cafés especiais do País e é promovido pela Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA, em inglês), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agricoffee.

O Cup of Excellence é realizado no Brasil desde o ano 2000 e conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Concurso é uma das ações do Plano Internacional de Marketing para a Promoção dos Cafés Especiais Brasileiros propostas pela BSCA.

Realização

A FICAFÉ foi concebida pelo Sebrae/PR e pela Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) como uma ferramenta de marketing para evidenciar a produção de cafés especiais e certificados da região.

A FICAFÉ 2012 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), além do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet