Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

CLIMA

Boas chuvas caem no Estado durante terça-feira, segundo instituto de meteorologia

Foto: AgoraMT

Ilustração

Ilustração

A chuva desta terça-feira de madrugada em Rondonópolis registrou o segundo maior acumulado do país em 2012, com 70,4mm, o que representa 35% da média climatológica de novembro. A informação é da Somar Meteorologia. O volume pluviométrico só não é maior que o ocorrido no dia anterior, em Apiacás (956 km ao Extremo-Norte de Cuiabá), que em 24 horas registrou mais de 90 milímetros.

Outra cidade com boas chuvas nesta terça, segundo a Somar, é Água Boa, no Leste mato-grossense, que recebeu quase 30mm em menos de dez horas. No Nortão do Estado, pancadas de chuva caem durante todo o dia.

De acordo com os meteorologistas da Somar, uma frente fria que está no oceano, na altura da Bahia, organiza a umidade da Amazônia e o resultado disso é a chuva forte que cai entre o Estado baiano, parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. “As chuva ocorrem preferencialmente na Bahia, Mato Grosso e Goiás”, anotam os meteorologistas do instituto.

Na Bahia, a chuva mais intensa desta madrugada aconteceu em Vitória da Conquista, acumulando cerca de 70mm, o que representa mais da metade da média do mês. Em Itapetinga foram registrados 40mm e, em Ilhéus 22,6mm, ou cerca de 25% e 15% do normal para os 30 dias do mês, respectivamente.

No Sudeste, o maior acumulado foi registrado em Timóteo, com 61,6mm, o que representa 30% da chuva normal para os 30 dias. Almenara, no Nordeste mineiro, acumulou 30,2mm entre as 22h de ontem e as 7h da manhã desta terça-feira.

De acordo com os meteorologistas da Somar, na próxima sexta-feira, as instabilidades se intensificam no Sudeste e há previsão de chuvas fortes no interior de Minas Gerais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet