Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

AGRICULTURA FAMILIAR

Deputado critica falta de investimento federal para hortifrutigranjeiros em MT

Segundo Leitão, atualmente o Estado lidera o ranking das commodities agrícolas do Brasil, mas consome mais de 90% dos alimentos de consumo diário.

O deputado federal e vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, Nilson Leitão (PSDB), cobrou mais investimentos do governo federal para a produção de hortifrutigranjeiros em Mato Grosso, durante a abertura oficial da II Semana da Pesquisa e Inovação na Agropecuária, que ocorre no Congresso.

Segundo Leitão, atualmente o Estado lidera o ranking das commodities agrícolas do Brasil, mas consome mais de 90% dos alimentos de consumo diário. “Hoje toda a parte de hortifrutigranjeiro é importada. Temos toda a mão de obra com pequenos e médios produtores, os maiores assentamentos do país e ainda compramos alimentos? Falta investimento”, criticou o parlamentar, no discurso.

Leitão defende que a soja alavancou a economia do Estado, mas questiona a falta de investimento na produção de alimentos para subsistência e fala sobre a importância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para incentivar o cultivo de novas culturas. “Nos temos toda mão de obra, o que falta é apenas o investimento. É preciso mostrar aos agricultores que outras plantações são igualmente lucrativas”, pontuou.

Junto com o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, e demais parlamentares presentes, Leitão falou sobre o desenvolvimento agrícola no país e a importância da empresa no desenvolvimento de novas técnicas e incentivos na área.

Tendo o Mato Grosso como exemplo, o deputado comentou o crescimento do Estado com a produção de grãos e sua enorme influência na economia, devido ao fato de ser o maior exportador agrícola do país.

Após a abertura oficial do evento, nesta terça-feira à noite, sobre o tema “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da Agricultura", será realizada uma audiência pública, nesta quarta- feira (7), a partir das 10h, no Plenário “6” da Câmara.

Foram convidados o ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Spier Vargas, o diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Helinton José Rocha, o presidente da Embrapa, Maurício Antonio Lopes, o presidente do Consepa, Evair Vieira de Melo e o presidente da Asbraer, Júlio Zoé.

As informações são da assessoria.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet