Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Muito seco

Umidade relativa do ar continua baixa em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Umidade relativa do ar continua baixa em Mato Grosso
Segundo Aviso Meteorológico Especial divulgado, nesta segunda-feira (10.09), pelo Centro de Monitoramento de Risco e Desastre “Dr. Domingos Iglesias Valério”, vinculado à Superintendência de Defesa Civil de Mato Grosso, até a próxima quarta-feira (12.09) as condições meteorológicas favorecem a ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar. De acordo com a previsão, nesse período, a umidade relativa do ar em todo o Estado deve ficar em torno dos 20%.

A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões).

Os baixos índices de umidade relativa do ar causam uma série de problemas como complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Nessas condições, a recomendação da Organização Mundial de Meteorologia é de que sejam evitados exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15 horas; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet