Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Agronegócio regional garante ao Centro-Oeste estar no topo

Mato Grosso seguirá puxando a região Centro-Oeste para o topo da economia brasileira. O Estado, além de ser o maior produtor de soja e algodão do país, é também o de girassol com 68,3% da produção nacional na safra 2011/2012 e de milho 2ª safra sendo responsável por 38,6% das 38,8 milhões de toneladas colhidas no Brasil.

Segundo dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central, até maio, em 12 meses o Centro-Oeste teve um crescimento econômico de 5,9% impulsionado pela atividade agropecuária e os altos preços da soja e milho. Para especialistas e entidades do setor enquanto houver demanda mundial por alimentos e áreas para serem reutilizadas e abertas, seguindo a legislação, a economia de Mato Grosso e Centro-Oeste seguirão se destacando.

Dados recentes divulgados pelo Banco Central mostram que no mesmo período a economia do Sul cresceu apenas 4,4% e do Nordeste 4,2%. Conforme dados da Conab, o Centro-Oeste é responsável por 42,6% das 165,8 milhões de toneladas previstas na safra 11/12 e o Mato Grosso 24,3%, com suas 40,3 milhões. Ao comparar com as 70,7 milhões t da região o Estado tem participação de 57,01%.

O diretor administrativo e financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Nelson Piccoli, frisa que o Estado, bem como o Centro-Oeste, estão com os olhos do mundo voltados para si há três anos. “O que confirma sermos o maior celeiro da alimentação do mundo. Temos clima favorável, área sem desmate para usar e até mesmo abrir, conforme a lei permite. O agricultor aqui investe em tecnologia, por isso os recordes.

É total certeza que os dois seguirão crescendo e gerando emprego e renda, enquanto houver demanda por alimentos e área para usar”.

A analista de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Gemelli Lyra, salienta que é no Estado que estão duas das três principais culturas que se destacaram na safra 11/12. “Os destaques foram milho e girassol que temos aqui, além do café. A soja ficou em 4º lugar. E quanto mais Mato Grosso produzir mais irá exportar, o que irá elevar o Produto Interno Bruto (PIB)”. Atualmente, 70% do PIB do Estado é da agropecuária.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet