Olhar Agro & Negócios

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

controle

Mato Grosso vacinou 95% das bezerras contra a brucelose; Imunização ocorre em duas etapas

Foto: Reprodução/Internet

Mato Grosso vacinou 95% das bezerras contra a brucelose; Imunização ocorre em duas etapas
A imunização de bezerras, com idade entre três e oito meses, contra a brucelose atingiu 95,45% dos animais em Mato Grosso em 2014. A vacinação é realizada em duas etapas. Desde 2006, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), o percentual de fêmeas imunizadas contra a doença se mantém acima dos 80%.


Nas duas etapas da campanha contra a brucelose, a primeira realizada no 1º semestre do ano e a segunda no 2º semestre, foram vacinadas 3.245.653 fêmeas com idade entre três e oito meses em Mato Grosso. Segundo o Indea, o volume representa 95,45% do total de fêmeas nesta idade de vacinação no Estado.

O Indea revela, ainda, que somente a 2ª etapa, realizada entre 1º de julho e 31 de dezembro, o índice de comunicação de vacinação em propriedades atingiu a marca de 82,04%.

Leia mais:
Vacinação contra a brucelose em bezerras segue até dia 30 de junho
Pecuária seguirá favorável no Brasil com retração de produção no exterior, diz especialista

Como o Agro Olhar já comentou, a brucelose provoca a diminuição da produção do animal e pode levar a carne bovina a sofrer restrições sanitárias. Além disso, as propriedades que estiverem irregulares com a vacinação contra a brucelose terão o trânsito de animais, bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade, impedido.

As fêmeas devem ser vacinadas com a vacina B19 em dose única. Os pecuaristas ainda devem fazer uma marcação de "V5" na face do animal imunizado, no lado esquerdo, indicando a vacinação da brucelose com o "V" e o ano em que foi aplicado com o "5", visto se estar em 2015.

“Esse resultado demonstra que o Indea está atuando fortemente, e é fruto do trabalho de campo realizado pelos médicos veterinários oficiais”, frisa a médica veterinária do Programa Estadual de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PECEBT), do Indea, Jociane Quixabeira dos Santos.

Conforme a diretora técnica do Indea, Daniella Soares de Almeida Bueno, hoje os produtores estão mais conscientes dos prejuízos que a patologia pode causar o seu rebanho, o que tem proporcionado para o crescimento anual do percentual de animais vacinados.

O Indea pontua ainda que materiais de fêmeas acima de 24 meses de idade foram coletados para a realização de um novo estudo sorológico. O estudo é realizado pelo Laboratório de Apoio a Saúde Animal (Lasa) e pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Pedro Leopoldo (MG), e a previsão é de até o final do ano ser concluído apresentando assim dados atuais quanto a prevalência da brucelose em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet