Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

INCENTIVO

Refrigeradores de leite são entregues para 24 municípios em Mato Grosso

Foto: Lucas Ninno/GCom-MT

Refrigeradores de leite são entregues para 24 municípios em Mato Grosso
Oitenta e oito resfriadores de leite foram entregues nesta quarta-feira (03) para 24 municípios de Mato Grosso pelo governo do Estado. O investimento foi na ordem de R$ 1,5 milhão. A intensão com o equipamento é fomentar a produção de leite, bem como melhoria da qualidade do produto. A estimativa do governo de Mato Grosso é que cinco mil famílias sejam beneficiadas com a entrega dos refrigeradores de leite. Em Mato Grosso 70% da produção de leite está nas mãos da agricultura familiar.

Os resfriadores, entregues aos 24 municípios pelo governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), foram adquiridos por meio do Convênio n 757609/2011 com o Ministério da Integração Nacional. A capacidade de resfriamento é de até mil litros de leite.

Como o Agro Olhar já comentou Mato Grosso produz aproximadamente 740 milhões de litros de leite ao ano. Cerca de 70% desta produção, conforme dados do programa Balde Cheio, desenvolvido pelo Sebrae-MT, está nas mãos de produtores da agricultura familiar.

“Este evento de hoje não será realizado de forma isolada, pois Mato Grosso terá muitas ações para beneficiar os pequenos produtores e agricultura familiar. Precisamos falar em pesquisa e em microcréditos para estas famílias. Importante lembrar que já determinamos que a merenda escolar seja fornecida com produtos da agricultura familiar”, declarou o governador Pedro Taques no momento da entrega dos equipamentos.

Leia mais:
70% da produção de leite está nas mãos dos pequenos produtores
Senar lança programa para capacitar cadeia produtiva do leite

A entrega dos 88 refrigeradores foi realizada na manhã desta quarta-feira (03) na Central de Comercialização da Agricultura Familiar, em Várzea Grande. Os equipamentos foram entregues para os municípios de Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Campinápolis, Castanheira, Cotriguaçu, Aripuanã, Guarantã do Norte, Jauru, Juruena, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Xavantina, Novo Mundo, Paranaíta, Pontal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, São José do Povo, Poxoréu, Terra Nova do Norte, Tabaporã, Várzea Grande e Vila Bela de Santíssima Trindade.

A escolha dos municípios, segundo a Seaf-MT, foi de acordo com a demanda e potencialidade de produção de leite dos pequenos produtores.

Conforme a Seaf-MT, a entrega dos refrigeradores vem a fortalecer o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite.

“Os equipamentos vão ajudar na profissionalização da cadeia leiteira o que irá gerar emprego, renda e condições para as famílias se manterem no campo. Também entregamos 4.300 toneladas de calcário para melhorar as pastagens e ajudar na produção. Calcário é fundamental para o Cerrado”, salientou o secretário da Seaf-MT, Suelme Evangelista.

Em contrapartida aos equipamentos o governo de Mato Grosso irá exigir das prefeituras beneficiadas a construção de uma base física para melhor funcionamento, higienização e abrigo do equipamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet