Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Produção

Aprosoja Brasil dá largada no plantio de soja 2012/13 em MT

11 Set 2012 - 15:58

Cairo Lutosa - especial para Olhar Direto/Pauta Pronta

Foto: Reprodução

Aprosoja Brasil dá largada no plantio de soja 2012/13 em MT
No próximo dia 24 de setembro, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) promove o lançamento oficial do plantio da safra de soja 2012/201 no município de Sorriso, em Mato Grosso, considerado a capital do agronegócio brasileiro. O evento será realizado por meio do Projeto Soja Brasil em parceria com diversas entidades públicas e privadas, a partir das 15 horas (horário de Brasília), na Fazenda Agroverde. O Projeto Soja Brasil é uma realização da (Aprosoja Brasil) e do Canal Rural e está percorrendo os estados produtores de grãos.

Para o lançamento do plantio já estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, entre outras autoridades políticas, empresariais, além dos produtores rurais.

Na semana passada, por meio do Soja Brasil, uma expedição percorreu cinco estados produtores dos Estados Unidos, que são responsáveis por 50% da produção de soja e milho daquele país. Com o lançamento do plantio em Sorriso, terá início a etapa de expedições no Brasil, com previsão para término somente em 2013, uma vez que este é o maior projeto do gênero já desenvolvido no país.

As expedições levarão capacitação e orientação aos produtores já que técnicos da Embrapa farão parte equipe. Isso porque a próxima safra promete ser uma das maiores já vistas, com perspectivas excelentes. Conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de uma produção de 82,295 milhões de toneladas de soja, e o volume negociado de forma antecipada já chega a 43%, segundo a Safras & Mercados.

A liderança de Mato Grosso deve continuar. De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (10.09) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de soja no estado deve ultrapassar 24 milhões de toneladas. Na safra 2011/2012, a região Centro-Oeste foi responsável pela produção de 34,9 milhões de toneladas de soja, o equivalente a 52,6% da safra nacional. Do montante, Mato Grosso produziu 22 milhões de toneladas, ou seja, 63% da safra do Centro-Oeste, conforme informações da Conab.

O lançamento do plantio é uma realização da Aprosoja Brasil e do Canal Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces), o Sindicato Rural de Sorriso, Prefeitura de Sorriso e Governo do Estado de Mato Grosso, e conta com o apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), e do Sistema Famato.

Projeto Soja Brasil - É uma realização da Aprosoja Brasil e do Canal Rural, com apoios regionais do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e coordenação técnica da Embrapa. O patrocínio é das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto. Outras informações sobre o projeto no site: http://sojabrasil.ruralbr.com.br

Fonte: Ascom Aprosoja Brasil
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet