Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Jurídico

FECHADO EM MAIO

Fim de atividades da JBS em São José dos Quatro Marcos gera audiência pública

Foto: Zequias Nobre/TRT-MT

Fim de atividades da JBS em São José dos Quatro Marcos gera audiência pública
O encerramento das atividades do frigorífico JBS/Friboi em São José dos Quatro Marcos, em maio, foi tema de uma audiência pública no município nesta terça-feira (14). A planta frigorífica era a única empresa de grande porte no município e levou aproximadamente 770 trabalhadores ao desemprego.

Durante a audiência pública em São José dos Quatro Marcos foram debatidos os impactos sociais que o fechamento do frigorífico provocou na cidade, bem como a esperança com a reabertura da unidade. O debate foi promovido pela prefeitura e contou com a presença da sociedade civil, além de autoridades politicas municipal, estadual e federal, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação.

Leia mais:
JBS para em Cuiabá e chega a 18 o número de frigoríficos fechados em MT; Cerca de 4 mil são demitidos
Mais um frigorífico fecha as portas em Mato Grosso e demite 300 funcionários

Os debates foram iniciados com uma proposta do prefeito Carlos Bianchi ao diretor da empresa JBS, Marcelo Zanata, para a reativação da unidade, bem como a instalação de uma indústria para agregar melhor a matéria-prima.

“Vejo a JBS Friboi como uma empresa de grande importância para nosso município, e precisamos de sua reativação e que analise um planejamento futuro de além de abater o gado, também se industrialize aqui em nosso município os produtos produzidos pelo grupo JBS”, destacou o prefeito Carlos Bianchi.

A preocupação social com o desemprego ocasionado foi destacado pelo vice-prefeito Ronaldo Floreano dos Santos. Segundo ele, nunca se presenciou "tantos pedidos de quitação de contas de energia". O vice-prefeito salientou, ainda, temes que novos postos de trabalho possam vir a ser fechados em consequência do fim das atividades da JBS/Friboi em São José dos Quatro Marcos.

De acordo com a desembargadora Eliney Veloso, o Tribunal Regional do Trabalho vem acompanhando a situação do fechamento da unidade em São José dos Quatro Marcos. “A Justiça do Trabalho não se limita unicamente ao julgamento dos processos, mas é missão institucional do Tribunal também promover ações afirmativas. É imbuído desse espírito que estamos aqui hoje”, pontuou a desembargadora na audiência pública.

JBS reafirma falta de matéria-prima

A importância da audiência pública foi destacada pelo diretor da JBS/Friboi Marcelo Zanata. Na ocasião ele reafirmou a dificuldade vivida pela cadeia industrial com a falta de bovinos no mercado. “Estamos vivendo um momento de colapso geral onde as empresas do ramo estão fechando dia a dia, estamos trabalhando com a capacidade ociosa em 30%”.

Conforme informações da Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, a responsável pelo jurídico da JBS/Friboi, Renata Quartim, acenou para uma possível reabertura da unidade no município, porém sem criar falsas expectativas. "A empresa tem a intenção de retomar as atividades em Quatro Marcos, não temos um prazo, até por conta de questões de falta de matéria-prima levantadas pelo Marcelo Zanata. A intenção existe, mais ainda não conseguimos precisar e criar uma expectativa que retornaríamos em 12 ou 18 meses, sem ter a certeza se as condições estarão propicias. Teríamos sim um compromisso de estudar a viabilidade e apresentar uma proposta. Temos um prazo até dia 30 de julho em uma ação ajuizada no Ministério Publico do Trabalho”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet