Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Encontro técnico-científico discute alternativas à crise na avicultura

Com objetivo de encontrar soluções técnicas e alternativas à crise que afeta o setor avícola, um dos mais importantes da economia paranaense, acontece em Maringá (PR), nos dias 21 e 22 de novembro, o VI Encontro Técnico Unifrango. O evento, promovido pelo Grupo Unifrango, holding que congrega 16 empresas avícolas do Paraná, visa proporcionar a troca de experiência entre os estados do país e a apresentação de novas tecnologias, para melhor aproveitamento do potencial genético e nutricional disponível, buscando maior produtividade.

Na programação estão previstas palestras sobre os principais temas do setor, como sanidade avícola, biosseguridade, redução de custos, controle de processos, entre outros. Também será realizada uma feira com a presença de empresas de produtos e serviços do segmento avícola. São esperadas, aproximadamente 800 participantes, incluindo as principais lideranças da cadeia produtiva paranaense.

Palestras

Um dos destaques entre os palestrantes é o ex-ministro e economista Maílson da Nóbrega, que falará sobre conjuntura nacional e perspectivas da economia. A apresentação conterá “uma análise da crise no mundo e no Brasil, bem como uma avaliação das tendências políticas e econômicas para o país em 2012, bem como a avaliação da conjuntura e projeções dos principais indicadores macroeconômicos para 2012 e 2013”, explica. Segundo o palestrante, ao final da conversa, serão analisadas também as mudanças institucionais dos últimos anos, que permitem construir uma visão otimista sobre o futuro.

Outro palestrante de destaque será Alberto Back, médico veterinário pós-doutor em Microbiologia Veterinária que presta consultoria internacional nas áreas de sanidade e produção de aves. Para o evento, ele trará informações sobre a situação atual do controle da salmonela em aves no Brasil e em todo o mundo, mostrando o que já tem sido feito e as inovações que estão surgindo. De acordo com Back, a indústria brasileira investe muito no controle dessa doença. “O Brasil tem níveis de salmonela abaixo da média mundial e a prova disso é que exportamos nossos produtos para cerca de 150 países”, diz.

Para conversar sobre o manejo de aves no verão, os participantes do evento terão a oportunidade de ouvir a palestra de José Luis Januário, médico veterinário, especialista em Ciência Aviária. “Cerca de 80% do calor produzido nos aviários é proveniente das próprias aves, por isso há a necessidade de se retirar esse calor, afim de que elas possam ter mais conforto”, explica o especialista. Januário apresentará, então, as necessidades fisiológicas e os requerimentos ambientais que as aves de alto rendimento necessitam nesta época do ano. “A ideia é mostrar como aproveitar o espaço que o avicultor já possui e mostrar as novas tecnologias, focando na construção de novos aviários”, completa.

Aos interessados em gestão de crises, o médico veterinário e mestre em Saúde Animal, Giankleber Diniz, mostrará exemplos reais do gerenciamento e do manejo correto de vacinas, aditivos e nutrição, de forma a maximizar os investimentos das indústrias do setor. “Queremos mostrar nesta palestra, com dados e situações reais, o que a empresa deve fazer para ter um melhor retorno em seus investimentos”, explica.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) também estará presente no encontro e, além de apresentar as ações da nova autarquia, trará novidades sobre as Instruções Normativas (INs) 56 e 59. “Estamos trabalhando na revisão da IN 56 que precisa de alguns acertos além daquelas já inseridas na IN 59, visto que de 2006 para cá, houve uma evolução em relação ao risco de doenças, prevenção e combate”, explica Inácio Kroetz, diretor-presidente da Adapar. Kroetz ressalta que antes do encontro em Maringá, ainda participará de uma reunião em Brasília e que trará mais novidades sobre o assunto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet