Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Austrália e China iniciam comércio de bezerro e bois para abate

A Austrália assinou, nesta segunda-feira (20/7), um protocolo sanitário com a China que deve ampliar as exportações de gado vivo do país. A nova resolução permite que pecuaristas australianos vendam bezerros e bois para o abate a importadores chineses. "Agora a indústria pode se preparar para iniciar esse comércio", afirmou o ministro da Agricultura australiano, Barnaby Joyce, em comunicado.

A Austrália já exportava animais reprodutores para a China, sobretudo para a expansão do rebanho de leite, mas a decisão sanitária permite que pecuaristas invistam em um novo mercado. A China é o sétimo país aberto para a exportação de gado de corte desde 2013, quando Joyce assumiu o cargo. As outras seis nações foram Líbano, Bahrein, Egito, Irã, Camboja e Tailândia. "O acesso a mercados é uma grande prioridade para o governo australiano e enviamos uma mensagem clara de que a Austrália está aberta a negócios", disse Joyce.

O acordo sanitário deve ser assinado ainda pelo ministro da Agricultura chinês, Zhi Shyping, para entrar em vigor. No longo prazo, a Austrália espera que 1 milhão de cabeças possam ser exportadas à China por ano.

O Conselho de Gado da Austrália (CCA, na sigla em inglês) celebrou a decisão nesta segunda-feira e destacou que o país será o primeiro a entrar no mercado chinês com a venda de bezerros e bois para o abate. "É ótimo reconhecer que, mesmo que produtores do norte da Austrália já estejam bem no comércio exterior de animais vivos, eles irão se beneficiar deste acordo e pecuaristas do sul poderão diversificar sua posição neste comércio", afirmou o presidente da entidade, Howard Smith, em comunicado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet