Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

CERTIFICADO

MT e mais 12 estados podem ser declarados livres da ‘peste suína clássica’ em 2016

Foto: Reprodução

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Mato Grosso é um dos 13 estados do país que podem ser declarados como livres da ‘peste suína clássica’ pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), até maio de 2016, segundo informou, nesta segunda-feira (27), o secretário de Defesa Agropecuária, Décio Coutinho. A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) é uma das entidades que lideram as ações em prol do certificado.

Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os únicos do Brasil reconhecidos pela OIE como livres da doença. O reconhecimento é um dos objetivos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O assunto foi abordado durante a coletiva de imprensa da ministra Kátia Abreu e secretários.

Leia mais:
Encontro de suinocultores debaterá peste suína clássica em Mato Grosso
Mato Grosso passa por auditoria para se tornar zona livre da peste suína 

Além disso, o secretário mencionou que o Brasil vai pedir à OIE, ainda em 2015, o ‘status’ de livre da febre aftosa. “Estamos trabalhando para que possamos levar o pedido de reconhecimento internacional até dezembro deste ano”, disse Coutinho.

Segundo o secretário, o país está vigilante com relação às doenças animais, reforçando os cuidados com o Plano Nacional de Vigilância Sanitária em Fronteiras - que visa a aperfeiçoar a segurança na região das fronteiras e evitar que pragas e doenças cheguem às plantações e rebanhos do Brasil.

Ele também citou os eixos do Plano Nacional de Defesa Agropecuária: modernização e desburocratização, marco regulatório, conhecimento e suporte estratégico, sustentabilidade econômica, programas e projetos técnicos e avaliação e monitoramento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet