Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

dia da agricultura familiar

Pequenos agricultores de Várzea Grande irão receber capacitação e apoio técnico como incentivo

Foto: Reprodução/Secom-VG

Pequenos agricultores de Várzea Grande irão receber capacitação e apoio técnico como incentivo
Com mais de 800 famílias incluídas na agricultura familiar, Várzea Grande irá ampliar o apoio técnico aos trabalhadores rurais do município no auxilio a produção com cursos de qualificação, entre outros. O incentivo foi anunciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande na última semana.

De acordo com a Secretaria, a iniciativa foi idealizada em comemoração ao Dia da Agricultura Familiar, que ocorreu no último dia 25 de julho. Entres as ações em análise pela Prefeitura de Várzea Grande, está o apoio efetivo nas áreas de capacitação que serão realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Das mais 800 famílias de agricultores familiares contabilizados no município, cerca de 200 possui algum tipo de assistência técnica, cursos de qualificação na área.

Leia mais: 
Preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso está abaixo de anos anteriores 
Qualificação no campo deve dobrar com Núcleo Avançado de Capacitação

Para a secretária Helen Ferreira, a maior demanda do setor está concentrada na regularização fundiária, que é feita pelo governo do Estado através do Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT) e pelo governo federal pelo INCRA. Com a regularização fundiária, o agricultor familiar tem acesso aos programas de crédito federal.

Segundo a secretária Helen, a regularização fundiária é um dos caminhos de estabilização produtiva da categoria. "Resolvido isso, já fica mais fácil para o produtor se organizar, estabelecer metas e projetos para expandir sua produção, além de promover melhorias gerais na propriedade”.

Já para o adjunto da pasta, Elviston Eulálio Anunciação, o trabalho desenvolvido pelo município, na geração de políticas públicas para a categoria de agricultores familiares, tem fortalecido e possibilitado uma produção maior com a capacitação técnica e a disponibilização dos alimentos produzidos à mesa do consumidor, com qualidade e bom preço.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet