Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Relação de preços entre boi e frango vivos é a mesma de um ano atrás

No momento, por exemplo, a cotação alcançada pelo frango vivo corresponde a 27,93% do preço pago pelo boi em pé (equivalente arroba transformada em quilo). E tal relação se encontra apenas 0,19 ponto percentual abaixo dos 28,13% registrados em 5 de agosto de 2014.

Isso vem desde, aproximadamente, meados de junho passado. Antes, a relação era bem pior. No próprio mês de junho o valor do frango vivo chegou a corresponder a menos de 22% do preço do boi. E no início de 2015, o preço registrado - equivalente a 24,5% do preço do boi – ficou quase 8 pontos percentuais abaixo da relação observada um ano antes – 32,33%.

Sob esse aspecto, pois, não é muito correto afirmar-se que o frango valorizou-se, pois o que ocorreu, na verdade, foi apenas a recuperação de perdas que começaram há cerca de um ano, quando o boi passou a experimentar valorização maior que a do frango.

Apesar da recuperação recente, em 2015 o frango vivo tem pouca ou nenhuma chance de alcançar a mesma relação de preços (com o boi) alcançada no ano passado. Na média essa relação está em 24,36%. Em 2014 passou dos 28%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet