Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

SANIDADE ANIMAL

Veterinários são capacitados para controle da febre aftosa em Mato Grosso; três são da Bolívia

Foto: Maria Anffe/Gcom-MT

Veterinários são capacitados para controle da febre aftosa em Mato Grosso; três são da Bolívia
Trinta e seis médicos veterinários do serviço oficial de defesa sanitária animal serão capacitados entre os dias 10 e 20 de agosto, em Cuiabá, quanto à febre aftosa. Dos médicos veterinários participantes do "Simulado de Gabinete em Emergência Sanitária para febre aftosa" três são do Serviço Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (Senasag) da Bolívia.

A capacitação é realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Dos 36 médicos veterinários participantes 31 são do Indea e outros dois são fiscais da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa).

Durante o curso serão abordados temas como a evolução dos métodos de controle de doenças, formas de ocorrência de doenças, características e utilização de testes de diagnóstico.

Leia mais:
Pecuaristas querem ICMS cobrado sobre o valor da operação e não da pauta
Senartec Leite irá atender 120 propriedades na região de Pontes e Lacerda por dois anos

Conforme o Indea, o evento conta com três palestrantes especialistas no assunto da febre aftosa, os professores José Soares Ferreira Neto e Fernando Ferreira, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), e Edviges Maristela Pituco, do Instituto Biológico de São Paulo.

“A realização de treinamentos é de extrema importância. O Governo do Estado tem estabelecido a conduta de investir no material humano, investir na qualificação do corpo de servidores”, comenta o presidente do Indea, Guilherme Nolasco.

O treinamento é realizado através de uma parceria do Indea com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT).

O Indea explica que os participantes farão um simulado de gabinete, onde eles vão a campo para uma ambientalização, além de desenvolver atividades simulando como seria a execução dos trabalhos em caso de uma eventual confirmação da doença em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet