Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

FEBRE AFTOSA

Mato Grosso chega perto de 100% do rebanho bovino vacinado em maio

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Mato Grosso chega perto de 100% do rebanho bovino vacinado em maio
Mato Grosso vacinou 99,8% do seu rebanho bovino de 0 a 24 meses na campanha de maio contra a febre aftosa. Entre 1º e 31 de maio o Estado imunizou 12.002.700 bovinos e bubalinos com até dois anos de idade dentro de um volume de 12.028.695 cabeças. O estado espera até 2018 receber o status de livre da febre aftosa sem vacinação.

Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), 800 propriedades na região de fronteira entre Brasil e Bolívia foram acompanhadas por 22 equipes do órgão. As propriedades estavam localizadas em Cáceres, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

O Indea revela, também, que em 3.049 propriedades rurais foram realizadas vacinações oficiais em Mato Grosso, momento em que os animais são vistoriados quanto à sanidade.

Leia mais:
Governo de Mato Grosso quer status de livre da aftosa sem vacinação até 2018
Mato Grosso tem redução de 21,4% de gado confinado diante cenário incerto

Ao longo do ano são realizadas duas campanhas contra a febre aftosa. A primeira ocorre em maio, quando são vacinados bovinos e bubalinos de até dois anos, e a segunda etapa em novembro, quando são vacinados animais de mamando a caducando.

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso, conforme o Indea, foi registrada em 1996. O estado é reconhecido hoje pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da febre aftosa com vacinação.

"O pecuarista tem feito seu dever de casa no que se refere a sanidade do rebanho. Estamos caminhando para esse processo devido aos resultados satisfatórios que tivemos nos últimos 18 anos, período em que nenhum caso da doença foi registrado no Estado", pontua o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Olmir Cividini.

Doações

De acordo o Indea, na etapa de maio foram doadas pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) 90 mil doses de vacina contra a febre aftosa para a Bolívia. Deste volume 70 mil doses entregues ao Comitê Internacional Misto Brasil Bolívia (CIMBB), em San Matias (divisa com Cáceres e Porto Espiridião). As outras 20 mil doses foram entregues para o município de San Ignácio de Velasco, que faz divisa com Vila Bela da Santíssima Trindade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet