Olhar Agro & Negócios

Domingo, 31 de maio de 2020

Notícias / Energia

Consumo de energia sobe 17,23% nos meses de seca em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

27 Ago 2015 - 10:49

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Consumo de energia sobe 17,23% nos meses de seca em Mato Grosso
O mato-grossense tem consumido, em média, 17,23% (por mês) a mais de energia elétrica nos meses de setembro e outubro em relação aos meses de janeiro e agosto. O clima quente e seco levam ao aumento de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e umidificadores ligados.

"È impossível não ficar o dia todo com ao menos o ventilador ligado e o umidificador, principalmente com três crianças pequenas", comenta a dona de casa Luciana Silva.

De acordo com a Concessionária de energia em Mato Grosso, Energisa, a principal causa do aumento do consumo de energia elétrica nesta época é de fato a climatização.

Leia mais:
Bandeira tarifária vermelha pode ter redução de R$ 1; Aneel avalia
Copom eleva de 41% para 50,9% projeção de alta na conta de energia

“Ainda que o consumidor não mude nenhum hábito, o consumo pode crescer neste período. Isso porque alguns equipamentos tendem a ser mais exigidos. Quando está muito quente, o compressor de aparelhos de aparelho de ar-condicionado, geladeiras e freezers fica ligado quase o tempo todo, para garantir que a temperatura interna seja a desejada”, destaca o diretor de Serviços Comerciais da Energisa, Oscar Cezar Fernandes.

Entre as recomendações para economizar menos energia está a limpeza dos filtro do ar-condicionado no mínimo uma vez por semana; evitar ventiladores com pás maiores; evitar a proximidade de geladeira e freezers com fogão, fornos e outras fontes de calor; utilizar lâmpadas fluorescentes ou de LED; evitar passar roupa todos os dias, entre outras.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet