Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

NO RS

Acrismat conhece a experiência gaúcha para a erradicação da peste suína

Foto: Reprodução

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Em visita ao Rio Grande do Sul, o diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, foi conhecer a experiência gaúcha para a erradicação e conquista (em maio deste ano) do Certificado de Área Livre de Peste Suína Clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal.

O dirigente foi recebido na Secretaria da Agricultura, pela secretária-adjunta Ildara Vargas e os representantes do Ministério da Agricultura, Bernardo Todeschini e Edison Eckert Fauth, além do consultor da ABPA, Jurandi Machado. Rodrigues fez perguntas e contou sobre a realidade da suinocultura do estado. “Estamos mudando o rumo, há seis anos tínhamos 90% de suinocultores independentes. Hoje temos mais da metade dos produtores integrados e evoluindo rapidamente. Precisamos avançar também na questão sanitária”, afirma.

Leia também:
Mato Grosso busca certificado internacional da OIE para exportar carne suína

O presidente do Fundesa e diretor do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips), Rogério Kerber, alertou o dirigente que, a exemplo do que ocorreu no estado, o setor privado precisa se envolver, sugerir ações e propor atividades para que aconteça o avanço. “Não é só pedir ao governo, precisamos agir conjuntamente”, afirma. Kerber sugeriu também a criação de um fundo específico para a sanidade.

A secretária-adjunta Ildara Vargas contou a evolução do combate até à erradicação da doença no plantel suíno gaúcho e relatou as experiências que contribuíram para o avanço. Ela reconheceu que o tema precisa estar sempre em discussão. “Temos que realizar reuniões com as equipes técnicas e estimular a atenção à questão sanitária”.

O chefe do serviço de saúde animal do Mapa, Bernardo Todeschini falou sobre a importância de realizar um trabalho conjunto entre os estados e manter os olhos sempre abertos. “Não é porque a doença foi erradicada que podemos descansar. A luta é permanente”, conclui.

O representante da Acrismat ainda complementou que o encontro foi positivo e uma oportunidade de estreitar a relação com as entidades gaúchas. "Eles fazem todo um trabalho de mapeamento, levantamento de dados, além da capacitação. Devemos trazer esses treinamentos para Mato Grosso e em uma próxima reunião definiremos uma data", disse.

Sobre a doença:

A peste suína clássica é uma doença viral que atinge os suínos (e outros animais da espécie suídea, como javalis). A enfermidade provoca sintomas como febre alta, paralisia nas patas traseiras, manchas avermelhadas pelo corpo, dificuldades respiratórias e alta mortalidade.

As informações são da Acrismat.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet