Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Carne suína foi a que mais teve valorização no último mês

Considerando-se as carnes bovina, suína e de frango, a suína foi a que mais valorizou de setembro para outubro. Com o preço médio a R$ 4,77/kg em outubro, a carcaça comum suína apresentou aumento de 13,3% frente à média de setembro, em termos reais – os preços foram deflacionados pelo IPCA de out/12.

O valor médio do frango resfriado esteve, em outubro,5,7% superior ao do mês anterior, enquanto o da carcaça casada bovina, 4,4% inferior ao de setembro.

As valorizações da carne suína estiveram atreladas aos reajustes do suíno vivo iniciados em meados de setembro. No encerramento do mês, no entanto, os preços da carne perderam sustentação na maioria das regiões pesquisadas pelo Cepea. Além da menor demanda pela carne nesse período do mês, a temperatura mais elevada diminuiu a disposição para o consumo de carne suína.

Outro fator responsável pela menor demanda foi a perda de competitividade da carne suína frente à bovina – vale lembrar que a carne bovina é preferida pelo consumidor brasileiro. Considerando-se a média de outubro/12, a carne suína está 25% mais barata que bovina, sendo que, em outubro/11, estava 37% mais barata, em termos reais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet