Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Expedição Safra 2012/13 é lançada na sede da Faeg

A 7ª edição da Expedição Safra 2012/13 foi lançada, na manhã desta terça-feira (20), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O presidente da Faeg, José Mário Schreiner prestigiou o evento e participou da abertura oficial. Ele destacou que a iniciativa é de extrema importância para a cadeia de grãos. “A coleta de informações regionais em tempo real gera dados confiáveis, o que é importante para evolução do consumo.”

José Mário lembrou que se for avaliada a produção de Goiás há oito anos, onde era colhido nove milhões de toneladas, o Estado tem muito o que comemorar. “Estamos próximos de atingir a marca de 20 milhões de toneladas de soja produzidas. Nos últimos anos nós crescemos em 50% a área e aumentamos em 100% a produção.” Ele salienta que o maior ganho foi em cima da produtividade, com a inserção de novas tecnologias, materiais genéticos e técnicas modernas que ajudam a potencializar a produção em Goiás.

Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 13 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercados, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas ampliaram o trabalho de campo com incursões à Europa e China.

Na temporada atual, os técnicos e jornalistas já percorreram seis dos 13 estados a serem visitados. A partir de Goiânia, as equipes seguem com a sondagem pelos estados do Centro-Norte, região conhecida como MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Vão percorrer ainda Centro-Oeste e Sudeste (Goiás, Minas Gerais e São Paulo).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet