Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

melhorias

Instituto da Carne irá estimular pesquisas voltadas para padronização de carcaças

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Instituto da Carne irá estimular pesquisas voltadas para padronização de carcaças
Detentor de um rebanho de aproximadamente 28,5 milhões de cabeças, a pecuária de Mato Grosso ganhará novos estímulos com a criação do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). Entre os objetivos do Instituto estão pesquisas voltadas para a padronização de carcaças e à melhoria da qualidade da carne.

O projeto do Imac foi encaminhado para a Assembleia Legislativa de Mato grosso em 10 de dezembro e está entre os 11 projetos do Governo de Mato Grosso a serem apreciados pelos deputados estaduais.

A intenção com o Instituto Mato-grossense da Carne é elevar o padrão de qualidade do produto visando ampliar a participação da produção do gado de corte do estado no mercado. Hoje, Mato Grosso é responsável por cerca de 13% do volume de animais destinados ao abate do Brasil.

Leia mais:
Instituto da Carne e Lei das Microempresas em Mato Grosso estão entre projetos enviados para a Assembleia Legislativa

O Imac, conforme o Governo do Estado, será elaboradora pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com os setor produtivos.

“Além de incrementar a bovinocultura de corte o trabalho a ser desenvolvido pelo Imac também fomentará a cadeia produtiva de grãos, agregando valor à matéria-prima e transformando proteína vegetal em proteína animal”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.

O Imac é formatado no exemplo do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC). A ideia de implantar em Mato Grosso partiu do governador Pedro Taques, após conhecer o projeto do Uruguai durante uma viagem a Montevidéu em outubro do ano passado.

O Instituto Mato-grossense terá um Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne (SEIIC), que irá permitir um melhor controle da produção pelos frigoríficos e produtores, o que irá beneficiar o consumidor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet