Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

renegociação das dívidas

Representantes de MT discutem retomada do crédito fundiário para pequenos agricultores

Foto: Assessoria

Representantes de MT discutem retomada do crédito fundiário para pequenos agricultores
Em reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, representantes da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), o senador José Medeiros (PPS) e o deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT) trataram da retomada do crédito fundiário em Mato Grosso.

Leia mais:
Situação das lavouras de soja é verificada em Mato Grosso pela Aprosoja

Os representantes do Estado solicitaram ao ministro mais celeridade na análise de convênios antigos e documentos da Unidade Técnica Estadual de Mato Grosso (UTE), setor responsável pelas demandas do crédito fundiário e acesso à terra. Outro tema abordado foi a reestruturação e ampliação da equipe da UTE.

“A reunião foi positiva e o ministro Patrus e sua equipe se disponibilizaram a analisar os convênios pendentes com prestação de conta, visando liberar a segunda parcela do pagamento do mesmo. Fomos bem recebidos e isso ressalta o bom diálogo entre o Governo Estadual e Federal”, disse o secretário adjunto de assistência técnica e extensão rural, Corgésio Albuquerque.

De acordo com a assessoria de Leonardo, ficou garantida também a renegociação da dívida dos pequenos produtores. “O ministro nos garantiu que fará a renegociação dessas dívidas que já estavam sendo praticamente executadas, ou seja, as famílias poderiam perder suas terras. A individualização dos créditos também foi outro ponto discutido. Como eram feitos no coletivo, muitos assentados que estavam em dia corriam o risco de perder suas propriedades por conta daqueles que não pagavam”, disse o deputado.

Também participaram da reunião o secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Lopes de Almeida e a chefe do escritório de representação de Mato Grosso em Brasília, Michele Castro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet