Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

NA CONAB

Inclusão de pequenos produtores de borracha em política de preço é cobrada por Fávaro

Foto: Reprodução/Gcom-MT

Inclusão de pequenos produtores de borracha em política de preço é cobrada por Fávaro
A publicação de uma portaria normatizando a inclusão de pequenos produtores, cuja renda advém de antigos seringais, na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM-Bio) foi cobrada da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) pelo governador em exercício Carlos Fávaro. A portaria em questão prevê a inclusão dos seringais antigos na nova política de preços, desde que estes estejam dentro do bioma Amazônico.

A cobrança foi realiza nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, durante viagem de Fávaro à Brasília (DF). Na ocasião, o governador em exercício protocolou na Diretoria de Política Agrícola e Informações da Conab pedido de publicação da portaria com urgência.

Leia mais:
Mato Grosso negocia pouco mais de 500 toneladas de borracha em leilão do Pepro

A inclusão dos seringais antigos na nova política de preço, desde que estes estejam dentro do bioma Amazônico, permitirá que muitas famílias voltem para o campo, visto muitas terem abandonado a atividade de extração da borracha pela falta de rentabilidade diante a situação.

De acordo com Fávaro, é importante que se retome a exploração em tempo de evitar a derrubada dessas seringueiras, com a consequente perda do potencial ecológico. Ele destaca ainda que um acordo já havia sido firmado em reunião conjunta com a cadeia de produtos da sociobiodiversidade, permitindo desta forma o estreitamento a convivência de técnicos e produtores extrativistas junto à Conab.

Hoje, Mato Grosso, segundo levantamento da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), possui cerca de 40 mil hectares de seringais produzindo borracha, dos quais 20 mil hectares são seringais antigos plantados com recursos do governo federal do Programa de Incentivo à Produção de Borracha (Probor), realizado na década de 1970.

"Com essa inclusão as famílias que atualmente recebem R$1,80 pelo quilo da borracha vão passar a receber R$ 4,90. Melhoria que refletirá diretamente no orçamento familiar, possibilitando que as famílias tenham melhor condição de vida", pontua Fávaro.

Conforme Fávaro, a portaria deve definir a Empaer como órgão certificador da origem da borracha dentro de Mato Grosso. A inclusão no PGPM-Bio pode trazer melhorias no orçamento para cerca de oito mil famílias que trabalham nestes 20 mil hectares de seringais antigos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet