Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Enciclopédia do produtor

Livro sobre produção e manejo traz soluções para a pecuária de corte em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Publicação é resultado do Workshop Pecuária de Corte de MT realizado entre 2012 e 2014

Publicação é resultado do Workshop Pecuária de Corte de MT realizado entre 2012 e 2014

A pecuária mato-grossense passou a contar com mais uma ferramenta para ampliar a produtividade dentro da porteira com o livro “Produção e Manejo de Bovinos de Corte”. A publicação, lançada na noite desta segunda-feira, 22 de fevereiro, em Cuiabá, é resultado de três edições do ‘Workshop Pecuária de Corte de MT’ promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que entre 2012 e 2014 reuniu mais de 1,7 mil pessoas, entre pecuaristas, professores e estudantes.

Com oito capítulos tratando desde a adubação da pastagem até melhoramento genético, manejo pré-abate e sustentabilidade na bovinocultura de corte, a publicação será distribuída gratuitamente em instituições de ensino e entidades representativas do setor. Uma versão digital (e-book) será disponibilizada gratuitamente, também.

Durante três edições do projeto Workshop Pecuária de Corte de MT a atividade em Mato Grosso foi discutida com pecuaristas, professores e universitários visando apontar as demandas do setor, bem como buscar soluções viáveis.

Leia mais:

Informações coletadas em workshop estarão em estudo científico

Segundo a Acrimat, cada edição do Workshop contemplou nove cidades: Pontes e Lacerda, Cáceres, Confresa, Nova Xavantina, Barra do Garças, Rondonópolis, Alta Floresta, Sinop e Tangará da Serra. Em 2014 todos os temas discutidos por professores e alunos em 2012 e 2013 foram colocados em prática em fazendas locais.

Organizado pelo economista e consultor da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, o livro “Produção e Manejo de Bovinos de Corte” foi alinhado em 2015 por professores dos campi da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) de Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, além do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Confresa.

“Esse livro vem colocar uma cunha muita forte na pecuária de Mato Grosso. É uma ferramenta de trabalho a mais para o pecuarista e aqueles que estão começando a atividade”, comentou Amado de Oliveira Filho ao Agro Olhar durante o lançamento do livro.

O médico veterinário e um dos revisores do livro, Roberto de Oliveira Roça destaca que a união de professores universitários para a elaboração do livro “é importante, pois a universidade está transmitindo, também, o seu conhecimento ao pecuarista”.

Com dois artigos assinados, a zootecnista Fernanda Macitelli Benez afirma que “Encaro este livro de duas formas: por ser uma ferramenta a mais para o pecuarista tirar suas dúvidas e outra para o estudante aprender. O meio acadêmico é falho aqui em Mato Grosso em termos de bibliografia. Ou achamos publicações com a realidade produtiva de outros Estados ou do exterior”.

Para o pecuarista Oswaldo Pereira Ribeiro Junior a publicação serve como um “dicionário” aos produtores, estudantes e a sociedade. “Além de informações técnicas, é um resumo para o pecuarista obter o resultado desejado dentro da atividade”.

Além das universidades, o livro produzido pela Acrimat contou com o apoio do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov).

Durante o lançamento, na noite desta segunda-feira, o presidente da Acrimat, José Bernardes destacou que “o importante do trabalho desenvolvido é a construção de um conhecimento à mais, pois o conhecimento é ilimitado”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet