Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

primeira vez

Cuiabá será sede do XVI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem em novembro

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Cuiabá será sede do XVI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem em novembro
Cuiabá em novembro será sede do XVI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird). O evento ocorrerá pela primeira vez em Mato Grosso e vai de encontro com as ações realizadas pelo Governo de Mato Grosso. Um Plano Diretor de Agricultura Irrigada de Mato Grosso está sendo elaborado.

O evento foi confirmado nesta quinta-feira, de fevereiro, pelo Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Helvecio Mattana Saturnino.

Leia mais:
Cafeicultores de 10 municípios receberão mudas café clonal através do 'Pró Café MT'

O Congresso será realizado através de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que acontece pela primeira vez em Mato Grosso, será realizado em parceria pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedec), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes (Aprofir/MT) e Federação da Agricultura e Pecuária (Famato).

De acordo com o secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, a data será definida ainda. Ele ressalta que a utilização do sistema de irrigação na produção agropecuária traz ganhos tanto do ponto de vista de produtividade quanto ao meio ambiente.

“São vários os benefícios alcançados pela utilização do sistema, entre eles podemos citar o aumento da produtividade por hectare, minimização do risco, em função de veranicos e secas, e redução de abertura de novas áreas, reduzindo o desmatamento”, afirma Possebon.

O presidente da ABID ressalta que a "agricultura irrigada precisa ser vista e trabalhada como uma grande parceria da gestão integrada dos recursos hídricos, do saneamento, e da revitalização dos corpos d’água (grandes acumulações de água)”.

A Sedec, juntamente com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), está elaborando Plano Diretor de Agricultura Irrigada de Mato Grosso. O Estado até então não possuía um plano próprio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet