Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Diretoria da Unipasto se reúne com associados de Mato Grosso

A Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) realizou no ultimo dia 1º de março uma reunião com os associados do estado de Mato Grosso, na cidade de Rondonópolis (MT). A reunião teve objetivo de apresentar o planejamento estratégico da associação com ênfase inicial no modelo governança, estrutura organizacional e modelo de associação.

Segundo o presidente da Unipasto, Pierra Patriat, essa reunião faz parte de uma série de encontros da nova diretoria com os associados. “A intenção é estar perto dos associados para entender melhor as demandas e também para desenvolver o planejamento estratégico. Resolvemos discutir as mudanças mais próximo dos nossos associados”, explicou Patriat.

A Unipasto é uma associação composta por empresas e produtores de sementes de forrageiras, distribuídos pelos Estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Foi constituída com o objetivo de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de novas cultivares de forrageiras tropicais. Para isso, oferece suporte financeiro e logístico ao programa de melhoramento e avaliação de forrageiras da Embrapa Acre, Cerrados, Gado de Corte, Gado de Leite e Pecuária Sudeste. A Unipasto também tem o objetivo de representar o setor de sementes de forrageiras junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), e em outros fóruns de interesse do setor.

A parceria entre Unipasto e Embrapa resultou numa maior disponibilidade de cultivares no mercado, pode ser atribuído ao massivo investimento em treinamento de pessoas, disponibilidade de material genético de diversos gêneros e espécies, incluindo material nativo; eficiência dos trabalhos de melhoramento/seleção que, realizados regionalmente, puderam avaliar e validar esses materiais em diferentes ecossistemas e à organização do processo de liberação e de estratégias eficientes de produção de sementes das novas cultivares.

Segundo o gerente da Embrapa Produtos e Mercado da Regional de Rondonópolis, Walter Petters, a parceria com Unipasto foi frutífera e resultou em produtos economicamente viáveis e de qualidade. “Temos produtos experimentais que estamos validando para o lançamento nos próximos meses como a BRS Ibiporã e BRS Quênia”, revelou Petters.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet