Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

EXEMPLOS

Mato Grosso busca em Rondônia conhecimento em projetos de piscicultura e cafeicultura

Foto: Henrique Pimenta/Seaf-MT

Mato Grosso busca em Rondônia conhecimento em projetos de piscicultura e cafeicultura
Exemplos de conhecimento em projetos de piscicultura e cafeicultura são buscados por Mato Grosso em Rondônia. Os dois estados são hoje os maiores produtores de peixe criados em cativeiro. Uma comitiva de técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) se encontra em Rondônia para conhecer projetos nas duas atividades.

Leia mais:
Mato Grosso cai para 2º como maior produtor de peixe no Brasil

Desde o ano passado Mato Grosso tem buscado em Rondônia conhecimento para a área de piscicultura e, principalmente cafeicultura, diante o desenvolvimento de estudos realizados pela Empresa de Assistência Técnica de Rondônia (Emater-RO) e Embrapa.

Acompanhados da Emater-RO, os técnicos da Seaf e Empaer pesquisaram o arranjo produtivo do pirarucu da Amazônia, além de conhecerem unidades demonstrativas de produção integrada entre piscicultura e fruticultura.

“Esta visita é estratégica, porque Rondônia tem uma notável organização nas produções da agricultura familiar. Além disso, já existe um intercâmbio de informações sobre o projeto Pró Café MT”, afirma o secretário da Seaf, Suelme Fernandes.

Durante a visita, o gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Agricultura de Rondônia (Seagri), Jander Plaça, comentou que no Estado 70% dos piscicultores são agricultores familiares e que a cadeia produtiva do pirarucu se mostrou viável a partir de um Sistema Integrado de Criação, onde os dejetos do peixe são utilizados como adubo para o açaí, a pimenta e o cacau, por exemplo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet