Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Fórum Soja Brasil discute riscos e consequências do mercado em alta

Os riscos e consequências do mercado em alta estarão em discussão no Fórum Soja Brasil, em São Gabriel do Oeste, em Mato Grosso do Sul. O evento será realizado no próximo dia 13 de setembro, quinta-feira, a partir das 15h (horário local), no Lions Clube da cidade. O fórum faz parte do Projeto Soja Brasil, maior iniciativa sobre essa cultura já realizada no país, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 16h30min, pelo horário de Brasília.

Com a apresentação do jornalista João Batista Olivi, esta edição do fórum conta com a participação de especialistas no tema: Flávio França Júnior (economista e diretor de Produtos de Safras & Mercado), Liones Severo Correa (gerente comercial da empresa Chinatex), Eduardo Riedel (presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - Famasul), Venilson Ferreira (repórter da Agência Estado) e Glauber Silveira (presidente da Aprosoja Brasil).

O economista Flávio França Jr. afirma que o momento é muito especial para o mercado de soja brasileiro. "Além de termos conseguido fechar o sexto ano consecutivo com margens positivas, teremos a chance de aumentar muito a área e a produção em 2013", prevê. O painelista Liones Severo Correa acrescenta que o mercado em alta significa mais oportunidades. "Os riscos do mercado são preço e o clima. Quando o preço está alto, fica o clima apenas como uma variável. Este momento é muito propício para discutirmos este tema", ressalta.

Eduardo Riedel, presidente da Famasul, destaca que, depois de alguns ciclos de dificuldades, a safra atual traz uma perspectiva de receita positiva. A cautela, porém, ainda é sempre a melhor recomendação. "Ao investir em uma nova safra o produtor não pode perder de vista sua capacidade para assumir esses riscos e, se os resultados atuais permitirem, deve colocar a casa em ordem e planejar a próxima safra, avaliando com critérios cada investimento a ser feito", enfatiza. O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, retornou dos Estados Unidos nesta semana e pretende descrever experiências norte-americanas no evento, principalmente no que diz respeito a garantias em situações de risco. "O que se percebe por aqui é que o seguro agrícola americano está salvando os produtores. Quando será que os produtores brasileiros terão o mesmo seguro? É preciso pensar nisso já que, se a última década foi a do milho, esta com certeza será a da soja", afirma.

O Fórum Soja Brasil será transmitido ao vivo também pelo site especial do projeto no portal RuralBR (www.projetosojabrasil.com.br), a partir das 16h30min (horário de Brasília). Os interessados podem também participar pela página do projeto no Facebook (facebook.com/projetosojabrasil). O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil e do Senar Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa. O fórum de São Gabriel do Oeste conta com o apoio regional de Senar Goiás, Senar Mato Grosso do Sul, Aprosoja-MS, Famasul e governo de Mato Grosso do Sul - Fundems. O patrocínio do projeto é da BASF, da Mitsubishi Motors e da Monsanto.

Confira mais notícias no site do projeto www.projetosojabrasil.com.br.

Sobre o Canal Rural

O Canal Rural faz parte da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 135 da NET, 105 da SKY, 112 da Claro TV (antiga Via Embratel), pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site ruralbr.com.br/canalrural.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet