Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Com fim da greve

Pecuaristas acreditam que levará até 30 dias para serviços do Indea normalizarem

Foto: Assessoria Acrimat

Pecuaristas acreditam que levará até 30 dias para serviços do Indea normalizarem
As emissões de Guias de Trânsito Animal (GTA) nas 141 Unidades Locais de Execução (ULE) e nas 13 Unidades Regionais de Supervisão (URS) do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) começam na próxima segunda-feira, 04 de julho. Pecuaristas em Mato Grosso acreditam que leve entre 15 e 30 dias para as emissões dos documentos entrem em normalidade. Os servidores do Indea encerram na quinta-feira, 30 de junho, a greve da categoria que durou cerca de 24 dias.

A paralisação dos trabalhadores do Indea provocou em Mato Grosso prejuízos de aproximadamente R$ 800 milhões ao setor agropecuário, principalmente ao pecuário (bovinos, suínos e aves) devido à dificuldade para a emissão de GTA para o transporte dos animais e abate.

Leia mais:
Pecuaristas enfrentam dificuldades para comunicar vacinação e ficam impedidos de emitir GTAe com greve no Indea

Na opinião do produtor de Porto Estrela (198 km de Cuiabá) Rui de Faria, as atividades nas unidades do Indea devem entrar em sua normalidade em um prazo de 15 a 30 dias, em decorrência ao acumulo de documentos a serem emitidos. “Muito gado ficou sem abater. Isso irá mexer inclusive com as escalas de abates nos frigoríficos”, salientou ao Agro Olhar.

Conforme o Indea, nas ULEs a média diária de emissão de GTAs é de quatro mil documentos. Na quinta-feira, 30 de junho, até por volta das 15h haviam sido emitidas 2.582 guias, sendo 347 expedidas pelos produtores através do sistema Módulo do Produtor.

Outro reflexo da greve dos servidores do Indea na pecuária, foi o atraso da comunicação da vacinação da etapa de maio da febre aftosa, o que levou ao Indea estender até 11 de julho o prazo para a comunicação. O prazo havia encerrado em 10 de junho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet