Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Clima

Seca causa queda de 80% na produção de grãos em Bom Jesus (PI)

Conhecida por suas plantações de grãos, a cidade de Bom Jesus (PI) está sofrendo com a seca. Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, a última chuva significativa registrada na região foi entre os dias 9 e 10 de abril, quando choveu cerca de 60 milímetros. A média de chuva para o mês é de cerca de 150 milímetros. “Na prática, Bom Jesus está há praticamente três meses sem chuva. Estamos numa época de estiagem na região e percebe-se isso pelas médias históricas de chuva do município. Entre os meses de maio e setembro, é absolutamente normal a precipitação ser baixa”, explica.

No entanto, a seca tem causado prejuízos para os produtores, segundo o engenheiro agrônomo Nonato Mendes, da Provalle Consultoria Agrícola de Bom Jesus. “Nós temos aproximadamente 800 mil hectares de plantação de soja e milho, e 80% disso foi perdido”, diz.

Mendes explica que a cultura da soja necessita, desde a germinação ao crescimento vegetativo, de uma quantidade mínima de água no solo para que ela possa desenvolver todo seu potencial genético. “Além das precipitações pluviométricas terem sido abaixo da média associada, as chuvas foram mal distribuídas, concentradas em um curto espaço de tempo”, completa.

No momento, os produtores de soja da cidade não têm muito que esperar em relação à produção, já que o tempo continua seco. Segundo a meteorologista da Climatempo, pelo menos até a próxima semana, não há previsão de chuva para a região de Bom Jesus.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet