Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Produtores em alerta

Emissões de GTA podem ser prejudicadas com 'nova' greve no Indea

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Emissões de GTA podem ser prejudicadas com 'nova' greve no Indea
O transporte de animais, principalmente para abates, em Mato Grosso pode voltar a ser prejudicado caso os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) entrem novamente em greve. A categoria encontra-se em "estado de greve" a partir desta quinta-feira, 21 de julho. A possibilidade de uma nova paralisação decorre, principalmente, ao corte de ponto dos servidores em decorrência a última greve.

Os servidores do Indea pararam em junho por cerca de 25 dias as atividades. A categoria aderiu à paralisação dos servidores público de Mato Grosso que cobraram na ocasião o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 11,28%. Na ocasião mais de R$ 700 milhões podem ter deixado de circular no Estado apenas com a redução em 60% dos abates de bovinos.

Leia mais:
Produtores recebem capacitação sobre emissão de GTA em Mato Grosso

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) anunciou no final da tarde de quarta-feira, 20 de julho, que os servidores do Indea e Intermat encontram-se em "estado de greve". O principal motivo para uma nova possível greve "foi a ordem de corte de pontos dos servidores do Indea".

Outro ponto debatido pela categoria, neste momento, é quanto ao retorno da Identificação da Madeira por parte do Indea, além do pagamento das diárias no primeiro dia do cumprimento da Ordem de Serviço entre outros.

Cadastro e capacitação


Desde o dia 11 de julho o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Indea, realiza a capacitação de produtores rurais e trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva da pecuária de corte com a capacitação, por meio de palestras e oficinas, quanto à emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (GTA). Como o Agro Olhar comentou recentemente, paralelo ao curso uma equipe do Indea realiza o cadastramento dos produtores no sistema de emissão online do GTA.

Já foram realizados cursos em Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D'Oeste, Cáceres, Comodoro e Pontes e Lacerda. Nesta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, ocorrem cursos em Rio Branco e Araputanga.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet