Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

OIE e Mapa

Status de zona livre da peste suína é resultado de ações intensificadas, afirma Indea

Foto: GCOM-MT

Status de zona livre da peste suína é resultado de ações intensificadas, afirma Indea
O status de 'zona livre da peste suína' atribuído para Mato Grosso pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é classificado como resultado da intensificação de ações realizadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea-MT) em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

Mato Grosso é o quinto maior produtor de suínos do Brasil. No Estado são gerados na suinocultura 3.505 empregos diretos e 10.515 indiretos, de acordo com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). Ao todo são 416 granjas comerciais espalhadas em 33.678 propriedades cadastradas no Estado. O plantel suíno do Estado conta com 1,5 milhão de cabeças, dos quais 138 mil são matrizes.

Leia mais:
Mato Grosso é declarado como Estado livre de peste suína clássica por Ministério

Mato Grosso recebeu o reconhecimento de 'zona livre da peste suína clássica' da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no mês de maio e na última semana do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Diversas ações foram realizadas pelo Indea, em conjunto com o setor produtivo, para que o Estado recebesse tal status.

Segundo o Indea, uma das ações desempenhadas pelo órgão foi o atendimento às exigências do Ministério de reforçar o controle sanitário do rebanho suíno com a instalação de dois postos fiscais na divisa com o Estado do Pará e uma operação constantes de barreira volante com o Amazonas.

“Montamos os postos porque esses dois estados não possuem o reconhecimento de área livre de PSC, nem em nível nacional e nem internacional. Os postos de Vila Rica e Guarantã do Norte foram reativados e a barreira volante na região de Colniza foi criada, pois o posto fiscal que lá existia ficava muito tempo intransitável. Trata-se de uma ação obrigatória numa área de vulnerabilidade entre Mato Grosso, zona livre de PSC, e o Amazonas e o Pará, que são zonas não livres de PSC”, observa a médica veterinária responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea do Indea, Daniella Schettino.

Dos 141 municípios, ao qual o Indea está presente, 113 contam com médicos veterinários nos escritórios realizando todos os meses ações de vigilância ativa, além de fiscalização de propriedades rurais, vistorias e exames clínicos em suínos de criações de subsistência e granjas comerciais.

O coordenador de Defesa Sanitária Animal do instituto, João Marcelo Néspoli, pontua que a peste suína clássica é uma das doenças de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial. Mato Grosso está livre da doença há mais de 20 anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet