Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Mercado de carnes

Mato Grosso está na rota de 15 missões de inspeção sanitária em 2016

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Mato Grosso está na rota de 15 missões de inspeção sanitária em 2016
Mato Grosso está na rota de 15 missões de inspeção sanitária ainda em 2016. Chile, Cuba e Bolívia são alguns dos países confirmados até o momento, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para missões veterinárias. Serão avaliadas ações de serviço de inspeção federal e controles efetuados pelos estabelecimentos visando novas habilitações para exportações de produtos brasileiros de origem animal e/ou revalidar as que estão concedidas.

Das quatro missões já confirmadas, duas são do Chile. A primeira está agendada para ocorrer entre os dias 10 de outubro e 22 de novembro. Na ocasião técnicos chilenos farão auditoria na produção de carne in natura nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, do Tocantins, Espírito Santo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Leia mais:
Missão de Blairo na Ásia pode ter rendido US$ 2 bi, mas Mato Grosso "perde" fábrica indiana

Mato Grosso, de acordo com o Ministério, não está na rota da segunda missão do Chile, entre 28 de novembro e 09 de dezembro. Na ocasião serão visitados os Estados de Goiás, Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quanto às missões de Cuba e Bolívia o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento não divulgou os Estados a serem visitados pelos dois paises. A passagem de técnicos cubanos pelo Brasil está marcada para entre 15 de outubro e 24 de novembro, período em que auditarão estabelecimentos de aves e suínos. Os bolivianos irão inspecionar unidades de carnes de ave, suína e bovina entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro.

O chefe da Divisão de Auditorias Internacionais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa, Fábio Coelho Correa de Araújo, pontua que quanto mais missões internacionais ao Brasil vierem maior é a possibilidade de ampliação da exportação de produtos agropecuários e da consolidação do reconhecimento internacional da qualidade do serviço de inspeção federal do Brasil.

Na terça-feira, 27 de setembro, o ministro Blairo Maggi, como o Agro Olhar já comentou, anunciou que mais missões técnicas virão para o Brasil durante coletiva de imprensa de balanço de sua Missão Ministerial e Empresarial pela Ásia.

Em recente entrevista ao Agro Olhar o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, pontuou que a abertura de mercado é sempre bem-vinda. Ele destacou, ainda, que é um estimulo para a cadeia produtiva.

"Nós acreditamos que tendo uma maior demanda haverá um maior estimulo para que nós pecuaristas ofertemos animais. Temos capacidade de produzir hoje com intensificação, com semi-confinamento e confinamento. Com o grande rebanho que nós temos, há sim condições de atender tanto ao mercado interno quanto o externo", salientou Manzi.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet