Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

alternativa sustentável

Embrapa já tem estudos para uso de bioquerosene na aviação

Foto: Reprodução

Embrapa já tem estudos para uso de bioquerosene na aviação
A Embrapa Agroenergia promove até sexta-feira (14.9), em Brasília, o Simpósio Nacional de Bicombustíveis de Aviação para discutir as tecnologias atuais e as necessidades de avanços científicos que tornam o consumo energético no setor de transportes mais sustentável. O evento acontece no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o coordenador de Agroenergia do Mapa, João Abreu, a produção do bioquerosene terá como base a matéria-prima agrícola. “O ministério está se preparando para viabilizar a produção de qualquer tipo de biomassa, seja ela oleaginosa, cana-de-açúcar ou residual. Estamos atentos ao desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de bioquerosene de forma a facilitar a produção agrícola e dar todo apoio necessário para o produtor”, destacou.

“A Embrapa apoia esse novo setor que está se desenvolvendo no Brasil. O bioquerosene é uma alternativa sustentável e é uma opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, frisou o coordenador do Simpósio e pesquisador da Embrapa Agroenergia, Rossano Gambetta.

Segundo ele, ainda existem grandes desafios para as pesquisas na linha dos biocombustíveis de aviação, como a importância de um combustível com padrão mundial independente da matéria-prima ou rota tecnológica adotada, compatível com os motores já existentes e que possa abastecer os aviões em qualquer lugar do mundo.

Para o pesquisador da Embrapa Soja, Décio Gazzoni, há alternativas energéticas para o transporte terrestre e marítimo. Mas, no caso da aviação, não há como usar eletricidade em larga escala e a adoção de energia nuclear não é viável.

“O caminho é utilizar, gradativamente, biocombustíveis, para reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa”, explicou. “Para atingir esse objetivo, será necessário investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento ao longo da cadeia, em especial na produção sustentável de matérias-primas de alta densidade energética como rotas de produção de biocombustíveis”, completou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet