Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Entidades comemoram

Ministério da Agricultura reconhece regulamento para vaquejada; medida garante bem-estar animal

Foto: Reprodução

Ministério da Agricultura reconhece regulamento para vaquejada; medida garante bem-estar animal
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu o Regulamento Geral da Vaquejada como apropriado para zelar pelo bem-estar de equinos e bovinos participantes da prática.

A portaria, assinada pelo ministro Blairo Maggi (PP), foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (16). O ato foi visto como um bom sinal por entidades como Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), que brigam no STF pela liberação da atividade.

Leia mais:
Melhorado geneticamente, gado em exposição custa 15 vezes mais que comum; novilhas passam de R$ 200 mil

Entre outros pontos, o regulamento proíbe o uso de chicotes ou qualquer outro objeto que possa causar dano ao animal e determina a presença de uma equipe de médicos veterinários de prontidão em todos os eventos, com equipamentos e medicamentos adequados.

O regulamento também torna obrigatória a presença do chamado juiz do bem-estar animal, que pode desclassificar qualquer atleta que descumpra as regras.

A portaria aprova nota técnica analisada pela Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do Ministério da Agricultura, que reconhece o Regulamento Geral da Vaquejada como apropriado para zelar do pelo bem-estar dos bovinos e equinos participantes da prática desportiva.



Após ser considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado, em junho deste ano, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 96, que autoriza a prática da vaquejada no país. A emenda acrescentou um parágrafo ao Artigo 225 da Constituição Federal e determina que as práticas desportivas e manifestações culturais com animais não são consideradas cruéis.

De acordo com  a Agência Brasil, as atividades devem ser registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet