Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Independência do Brasil

Bancos, shoppings, hospitais e comércio: saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Bancos, shoppings, hospitais e comércio: saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado
Em decorrência do feriado prolongado de 7 de setembro os órgãos do poder executivo municipal e estadual, com exceção dos serviços essenciais como segurança e saúde, não irão abrir na quinta-feira (07.09) e na sexta-feira (08). Já o comércio, de acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), deverá funcionar a critério dos proprietários, que, caso subas as portas, deverão pagar os funcionários com hora extra de 100%.

A mesma determinação serve para os Shoppings, que deverão funcionar em horário normal, das 10h ás 22h, a partir de sexta-feira e em horário especial para atender os clientes na quinta-feira. No caso do Pantanal, a A praça de alimentação, área de lazer e o cinema estarão abertos das 11h às 22h. Já as demais lojas funcionarão das 14h às 20h.  Na sexta-feira (08.09), o shopping volta ao horário de atendimento normal das 10h às 22h.

Leia mais:
Shopping Pantanal aumenta preço do estacionamento e diminui período de carência; usuários se queixam

Segundo a Prefeitura de Cuiabá os serviços de urgência e emergência vão funcionar no Pronto Socorro de Cuiabá e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas nos bairros Pascoal Ramos e Morado Ouro. Além do atendimento na área da saúde, a coleta de lixo, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos. O expediente em todos os órgãos será retomado normalmente na próxima segunda-feira (11.09).

O funcionamento dos órgãos atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado para o ano de 2017, divulgado pelo Decreto nº 776, de 27 de dezembro de 2016, que abrange órgãos e entidades da Administração Pública Estadual direta, autárquica e fundacional.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não abrem em feriados oficiais, sejam nacionais, estaduais ou municipais.

O Governo do Estado informou que, para quem utiliza o Restaurante Prato Popular, que fica localizado no bairro Bandeirantes em Cuiabá, o serviço estará fechado nesta quinta e sexta-feira, e retorna o atendimento na segunda (11.09) conforme a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). A unidade presta auxílio e segurança alimentar para a população em situação de vulnerabilidade social.

O Ganha Tempo da Praça Ipiranga, na Capital, fecha no Dia da Independência, e abre parcialmente na sexta-feira e no sábado em horário normal, que é das 07h30 às 17h30, e das 7h30 às 11h30 no sábado. Estarão atendendo apenas os parceiros da inciativa privada que são o Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), Lotérica, Energisa, Cab e Xerox. Estarão fechados os atendimentos da Politec, Detran, Jucemat, Sine, Sefaz, Semob, MTU e MTI.

Já o Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping reabrirá só na segunda-feira no horário de funcionamento normal dessa unidade, que é das 10h às 19h. O Sine Matriz fechará durante o feriado prolongado, e retorna o atendimento só na segunda-feira.

Saúde

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estarão fechados durante o feriado o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacem), o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade e o Hemocentro. Na segunda-feira o funcionamento destes órgãos será normal a partir das 13h.

Segurança

A Segurança Pública é um serviço essencial, por isso apenas as unidades administrativas irão parar durante o período festivo. O Instituto Médico Legal (IML), assim como as delegacias Especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.

Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

A Polícia Civil informa que em Cuiabá e Várzea Grande as unidades da Central de Flagrantes do bairro Planalto e a Central de Ocorrências, da Prainha, além da Central de Flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande, estarão funcionando normalmente, centralizando os procedimentos de Boletins de Ocorrências. No entanto, após o feriado, as ocorrências serão distribuídas às unidades especializadas que serão responsáveis por conduzir as investigações.

Nas cidades do interior, as delegacias de Polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado de Carnaval. A intenção é que em nenhum momento seja interrompido o atendimento à população e aos policiais que venham a encaminhar detidos às respectivas unidades para lavratura de flagrantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet