Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Fique atento

Bancos, shoppings, hospital e comércio: veja o que funcionará durante o feriado prolongado

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Bancos, shoppings, hospital e comércio: veja o que funcionará durante o feriado prolongado
Por conta do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12), o Governo do Estado decretou ponto facultativo na sexta-feira (13). Assim, com exceção dos serviços essenciais de segurança e saúde, os órgãos do Executivo não funcionem nestes dois dias. Com relação ao comércio em Cuiabá e Várzea Grande, a decisão fica por conta dos proprietários, que estão autorizados pela Convenção Coletiva de Trabalho de 2017 a exercer as atividades no feriado.

Leia mais:
Cuiabá é a 12ª melhor cidade do país para investir; Sinop e Rondonópolis entre as 100

A Câmara dos Dirigentes Lojistas reforça que, conforme o documento assinado, em caso de abertura das portas, a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos no feriado será em dobro, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal, lembrando que deverá ser concedida no prazo de até 30 dias, contados após o dia trabalhado.

Os serviços essenciais realizados pelo município também seguem em normalidade ao longo da data.  A Prefeitura de Cuiabá, que decretou ponto facultativo na sexta-feira (13), garante que não irá prejudicar o desempenho das atividades de coleta de lixo, fiscalização e orientação do trânsito na Capital.

Somente nesse ano de 2017, no total, são 13 dias de feriados, além de 09 dias de pontos facultativos, entre eles, o feriado dessa quinta-feira, 12 de outubro. Confira os demais estabelecimentos que estarão em funcionamento durante os próximos dias:

Bancos

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (Seeb-MT), os bancos não funcionarão amanhã, mas retomam suas atividades normalmente na sexta-feira (13).

Shoppings

Os shoppings deverão funcionar em horário especial na quinta, com lojas abertas entre 14h e 20h. As praças de alimentação funcionam de 11h às 22h, como aos domingos.
Saúde

Segundo a Secretaria de Saúde, as unidades de saúde que fecham no período do feriado prolongado (12/13) e retomam atendimento normal na segunda-feira são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão. O Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) trabalha normalmente.

Os serviços de urgência e emergência permanecem em funcionamento sob a responsabilidade do Pronto Socorro de Cuiabá, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), alocadas nos bairros Pascoal Ramos e Morada do Ouro.

Segurança

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, apenas as unidades administrativas param no feriado. Em Cuiabá e Várzea Grande as centrais de flagrantes, do bairro Planalto, e a central de ocorrências, da Prainha, além da central de flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, estarão funcionando normalmente e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.

Nas cidades do interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado.

Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, IML e Perícia Criminal também não param os serviços durante o feriado. O Instituto Médico Legal (IML), assim como as delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.

Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande, trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

BO online

Internautas poderão obter atendimento online na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes. Para acessar a Delegacia Virtual clique aqui.

Ganha Tempo

Para quem deseja utilizar os serviços do Ganha Tempo, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social informa que o Sistema Nacional de Empregos (Sine) não irá funcionar nestes dois dias, mas algumas empresas e órgãos parceiros atenderão normalmente na sexta-feira e no sábado.

No dia 13 de outubro funcionam Águas Cuiabá, Energisa, Lotérica, Xerox, Procon, Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação e Justiça Comunitária. Já no sábado a Energisa não estará atendendo ao público, mas em contrapartida, a Secretaria de Mobilidade Urbana estará funcionando. 
Atualizada às 18h15.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet