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Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

7,5 mi de toneladas

Ferrovia entre MT e SP teve investimentos de R$ 200 mi e deve receber fertilizantes em abril

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Obras do Terminal de Fertilizantes, que está sendo instalado no Complexo Intermodal de Rondonópolis (MT), seguem em ritmo acelerado.

Obras do Terminal de Fertilizantes, que está sendo instalado no Complexo Intermodal de Rondonópolis (MT), seguem em ritmo acelerado.

Com capacidade de descarga de 7,5 milhões de toneladas por ano, o Terminal de Fertilizantes, que está sendo instalado no Complexo Intermodal de Rondonópolis (240 km de Cuiabá) já soma investimentos de R$ 200 milhões. A previsão é de que as operações passem a ser realizadas ainda em abril deste ano, proporcionando uma saída estratégica para o transporte de insumos no país e aproveitando o maior corredor de exportação entre o município mato-grossense e Santos (SP).

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Com área de 160 mil m², o terminal de fertilizantes bandeira branca da JM-Link contempla uma capacidade estática de 64 mil toneladas no primeiro ano – com plano de ampliação de mais de 50% futuramente, em consonância com a demanda. O projeto, idealizado pela Rumo e JM-Link, teve suas instalações apresentadas à potenciais clientes no final 2017, para que pudessem conferir as transformações no local e compreender os detalhes da proposta.

Além do recebimento de produtos pela ferrovia, o terminal prestará serviços de armazenagem, acondicionamento em big bags (grandes contentores de polietileno) e expedição rodoviária de 12 mil toneladas por dia. “A intenção é revolucionar a prestação de serviços no mercado de fertilizantes. Estamos criando uma estrutura com produtividade de porto no interior” afirma Luiz Abrantes sócio, diretor da JM-LINK.

São duas linhas de entrada ferroviária que descarregam oito vagões ao mesmo tempo, e duas correias transportadoras de 1.200t/hora cada. Por esses fatores, é a estrutura mais produtiva do país para o mercado de fertilizantes. De acordo com a Associação dos Misturadores de Adubos do Brasil (AMA Brasil), Mato Grosso foi responsável por quase 20% da importação de fertilizantes de janeiro a novembro de 2017, cerca de 6,3 milhões de toneladas.

“Vamos facilitar e otimizar a logística, e diretamente impactar na redução do custo da cadeia. Além do ganho financeiro para nossos clientes, será a solução mais produtiva, assertiva e segura do país”, garante o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio. A concessionária tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, mil locomotivas, 25 mil vagões e mais de 13 mil funcionários diretos e indiretos.

Além dos benefícios operacionais e financeiros, o terminal também deve trazer ganhos ambientais, com significativa redução de emissão de poluentes. Isso porque um trem com 100 vagões, por exemplo, corresponde à média de 357 caminhões a menos nas estradas.
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