Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Energia

APAGÃO

​Falha em usina deixa 120 mil pessoas de 14 municípios de Mato Grosso sem energia elétrica

Foto: Reprodução

​Falha em usina deixa 120 mil pessoas de 14 municípios de Mato Grosso sem energia elétrica
Uma falha na Subestação do Xingú, no Pará, acabou deixando 14 municípios de Mato Grosso sem energia elétrica na tarde desta quarta-feira (21). Em oito destes municípios a interrupção do fornecimento foi completa. O Organizador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se manifestou por meio de nota informando que o problema atingiu vários estados do Brasil, mas já está sendo resolvido.

Leia mais:
Vendaval derruba cinco torres de energia e deixa 50 mil pessoas de 15 municípios sem luz; veja fotos
 
Nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Cáceres, Cotriguaçu, Jangada, Juruena, Rosário Oeste e Sapezal o fornecimento de energia foi completamente interrompido. Já os municípios de Poconé, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande foram atingidos parcialmente.

A Energisa se manifestou por meio de nota explicando que o problema ocorreu por causa de uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O ONS também emitiu uma nota explicando a situação. De acordo com o órgão, na região Centro-Oeste foram desligados 3.200 MW, mas o fornecimento já estava normalizado até às 16h15.  O problema, a nível nacional, ainda está sendo resolvido.

Leia na íntegra a nota da Energisa:

A Energisa informa que a interrupção de energia que aconteceu ontem, em diferentes regiões do país, foi provocada por uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), que causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. As causas do desligamento, portanto, não estão relacionadas a problemas técnicos da distribuidora e já estão sendo investigadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.
 
Leia a nota da ONS:
 
Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional - SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.
 
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
 
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
 
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
 
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
 
As causas de desligamento estão sendo investigadas.
 
Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.

Mais detalhes pelo link - http://ons.org.br/Paginas/Noticias/20180321-notaaimpresa-complementar.aspx
 
Assessoria de Imprensa
Operador Nacional do Sistema Elétrico
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet