Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

CONVERSAS AVANÇADAS

Ministério da Agricultura negocia exportação de carnes para o Canadá

Foto: Reprodução

Ministério da Agricultura negocia exportação de carnes para o Canadá
O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, reuniu-se com o ministro parlamentar da Agricultura do Canadá, Jean-CLaude Poissant, na última quarta-feira (2), para tratar dos avanços na pauta de exportações brasileiras para aquele país. Na reunião com Poissant, Novacki tratou de destravar as negociações para a ampliação das exportações e acelerar a análise canadense para abrir o mercado daquele país aos produtos brasileiros, principalmente para as carnes.

Leia mais:
Créditos com taxas de até 6% estimulam adesão de pequenas empresas a energia solar

Novacki, que lidera a Missão Brasileira ao Canadá, também participou da abertura da Feira SIAL Canadá 2018 e da inauguração do Pavilhão Brasil na feira, em Montreal, que contou com 22 expositores nacionais. A feira é o principal evento da indústria de alimentos canadense e a porta de entrada para os produtos agropecuários do Brasil na América do Norte.

O Brasil negocia a liberação das exportações de carnes há alguns anos com o Canadá, o que deve avançar a partir desta missão. O país respondeu aos questionamentos canadenses que estavam pendentes e a missão recebeu novas dúvidas das autoridades canadenses. 

O Brasil deve receber uma missão técnica canadense no segundo semestre deste ano, para avaliar o sistema de carnes bovinas e suínas brasileiras. Os frigoríficos brasileiros já exportam carne de frango para o Canadá. A comitiva brasileira também participou de reunião com membros da agência de inspeção de alimentos canadense.

No Pavilhão Brasil, destaque na mídia Canadense, os expositores brasileiros ofereceram produtos com valor agregado, demonstrando o potencial que as marcas nacionais têm para o exigente mercado canadense, que apresenta uma balança comercial equilibrada como o Brasil, tanto no setor agropecuário como nas vendas em geral. A expectativa é ampliação das exportações de frutas, mel, própolis entre outros.
Segundo o diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias  do MAPA, Alexandre Pontes, que integrou a Missão ao Canadá,  as negociações envolveram promoção comercial, remoção de barreiras, cooperação e atração de investimentos.

As próximas missões do MAPA são na feira SIAL Xangai, na China, e a reunião geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), em Paris, quando o Brasil receberá o certificado de País livre de aftosa com vacinação, além de Austrália e Nova Zelândia, que serão chefiadas pelo ministro Blairo Maggi. Novacki ainda irá a missões na Argélia, no Egito e nos Estados Unidos.

Para o presidente da câmara de comércio Brasil Canadá, Paulo de Castro Reis, o apoio do governo brasileiro a eventos como esse é fundamental para que as empresas brasileiras tenham acesso a outros mercados e acrescenta que “setores do agronegócio que tiverem interesse no comércio com o Canadá podem procurar a Câmara de Comércio Brasil-Canadá pelo endereço na internet www.ccbc.org.br”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet