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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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TRECHO DE SÃO VICENTE

Ministro e DNIT liberam contorno com pista de concreto na BR-163 para desviar tráfego em frente do IFMT

Foto: Olhar Direto

Ministro e DNIT liberam contorno com pista de concreto na BR-163 para desviar tráfego em frente do IFMT
A Superintendência Regional do DNIT em Mato Grosso (SR-DNIT/MT) liberou na manhã desta sexta-feira (21) o tráfego do Contorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) campus São Vicente, localizado na BR-163. A solenidade contou com a presença do Ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, que disse que até o ano que vem o trecho de Cuiabá a Rondonópolis também deve ser entregue.
 


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A obra faz parte da duplicação da BR-163/364/MT e, com a liberação para o tráfego do Contorno do Instituto, os usuários passarão a trafegar por 85 km de pista duplicada, entre a Serra de São Vicente e Jaciara. O superintendente regional do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, disse que a obra é importante porque tirou o tráfego de frente do IFMT, garantindo assim mais segurança aos estudantes.

“O DNIT vem executando essa obra de duplicação e só nesse mês dois trechos importantes dessa rodovia foram liberados para o tráfego aos usuários, sendo o contorno do IFMT e a Serra da Caixa Furada. A importância, primeiro, é que tiramos o tráfego de dentro da escola, com este contorno de 4 quilômetros, colocamos duas passarelas também para os estudantes”.
 
No mesmo trecho, o DNIT implantou duas passarelas e pontos de ônibus. As melhorias foram solicitadas pela própria comunidade escolar já que a passagem de veículos pelo interior da escola colocava em risco a segurança de todos. Além disso, a obra também é importante para o escoamento da produção de Mato Grosso.

“Veio de uma necessidade que nós tínhamos aqui, de melhorar o escoamento da produção. Então esta rodovia é de vital importância, não só para Mato Grosso, mas para o escoamento da produção do Brasil inteiro. O Ministério do Transporte, Governo Federal, o DNIT, estão com os olhos voltados para a conclusão deste empreendimento. A nossa bancada atuou fortemente no sentido da concepção, da busca de recursos para que estas obras estivessem na situação atual”, disse o Diretor Geral do DNIT, José da Silva Tiago.

Com a conclusão dessas obras, os veículos não passarão mais por dentro do IFMT, podendo trafegar pelo viaduto recém construído, o que disciplinará e organizará com segurança o tráfego em direção as cidades de Rondonópolis, Cuiabá e Barra do Garças, em um fluxo contínuo em todos esses sentidos.
 
A duplicação da BR-163/364-MT é uma das obras prioritárias do Governo Federal em Mato Grosso e uma das mais modernas, com a utilização de novas tecnologias que garantem eficiência, qualidade e durabilidade à pavimentação, proporcionando maior conforto e segurança aos usuários. O ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, disse que mais um trecho ainda este ano.

“O estado do Mato Grosso é o celeiro hoje do Brasil na produção de grãos, então o Governo Federal tem dado prioridade neste trecho, para poder entregar o mais rápido possível para que a gente possa diminuir o custo Brasil. A ideia é que até o final do ano a gente consiga entregar o trecho de Jaciara até Cuiabá todo duplicado e que no ano que vem a gente consiga concluir todo trecho de Rondonópolis a Cuiabá”, disse o ministro.

De acordo com o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Antonio Garcia a BR-163 é responsável, aqui na região sul do estado, pelo escoamento de mais de 70% da carga da produção agrícola. De acordo com ela, a pavimentação escolhida levou em consideração este perfil.

“Nós tivemos a felicidade aí de ter a pavimentação toda em concreto, que é o pavimento mais indicado para uma composição de tráfego que a gente tem aqui em Mato Grosso. Temos um tráfego predominante de carretas transportando grãos, ainda mais sob um intenso calor e uma carga elevada, então é um pavimento que vai trazer maior vida útil para esta rodovia”.

Também estiveram presentes na ocasião autoridades locais, representantes do IFMT e a Polícia Rodoviária Federal.

 

 

 
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