Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

SENAR-MT

Programas de orientação e cursos levam saúde e qualidade de vida ao homem do campo

Foto: Assessoria

Programas de orientação e cursos levam saúde e qualidade de vida ao homem do campo
O produtor e o trabalhador rural têm buscado o aumento no volume de produção, da produtividade, conhecimento e inovações tecnológicas. Também estão em busca de qualidade de vida, mais saúde e segurança em seu trabalho. Programas de orientação, cursos e até projetos que levam serviços de saúde até às comunidades mais distantes das cidades têm ajudado a cuidar da saúde e a melhorar a qualidade de vida deste público.

Leia mais
SENAR-MT capacita mais de mil pessoas nos centros de treinamentos este ano

Oportunidades não faltam e, em Mato Grosso existem dezenas de produtores rurais que oferecem diferenciais dentro da propriedade para gerar mais conforto e oportunidades para aqueles que vivem no campo. Por meio do Ensino a Distância (EaD), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) oferece o curso de Prevenção de acidentes e melhoria de qualidade de vida.

Os participantes têm o aprendizado prático e completo sobre a Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho (NR-31), porque prevê quais as principais medidas a serem tomadas no exercício do trabalho no campo. Com este treinamento, o participante entende o que diz a Norma em relação ao meio ambiente, resíduos, ferramentas manuais, secadores e silos, trabalho com animais, transporte de pessoas e de cargas, acesso e vias de circulação, fatores climáticos e topográficos, edificações rurais e áreas de vivência.

Além disso, o conteúdo ainda inclui assuntos como a constituição de Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR) e organização e funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR). Em Mato Grosso, o SENAR-MT oferece o treinamento Qualidade de vida no trabalho – saúde e segurança no trabalho rural.

Com carga horária de 16 horas, esta capacitação tem como objetivo esclarecer e mostrar as responsabilidades que os produtores e trabalhadores rurais têm com relação às ao cumprimento das normas regulamentadoras (NRs) e legislação trabalhista/previdenciária/tributária, conforme o enquadramento da propriedade, para prevenir situações de riscos do meio rural. O conteúdo deste treinamento inclui ainda assuntos como gestão em segurança e saúde do trabalho rural, controle de acidentes, primeiros socorros, capacitações exigidas pelas fiscalizações, noções de legislação trabalhista e previdenciária no âmbito do trabalho rural.

Além deste, O SENAR-MT também oferece mais de 10 treinamentos com carga horária de 40 horas para capacitar e orientar pessoas para atuar no setor de saúde e segurança no trabalho. Estes são os cursos mais demandados junto à instituição. O conteúdo inclui os mais variados assuntos relacionados a saúde e a qualidade de vida do homem do campo. Para saber mais acesse o site.
 
Em Mato Grosso, o SENAR-MT também tem o programa Mutirão Rural que tem como objetivo levar para o homem do campo mais de 30 serviços incluindo atendimento médico e odontológico, exames rápidos de glicemia, colesterol, trigliceris e palestras de orientação para a saúde.

Além disso, em função das parcerias, também oferece outros serviços como segunda via de documentos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos Mutirão Rural.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet