Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Capacitação

Senar-MT e parceiros realizam mais de 80 ações educacionais em fevereiro

Foto: Assessoria

Senar-MT e parceiros realizam mais de 80 ações educacionais em fevereiro
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais, realizará em fevereiro mais de 80 ações educacionais. Estão previstos 11 treinamentos no setor de máquinas e implementos agrícolas além da atualização das Normas Regulamentadoras (NRs), com cinco turmas previstas. Em 2018, o Senar-MT, em parceria com 94 Sindicatos Rurais, realizou mais de quatro mil treinamentos que capacitaram e qualificaram 50.235 pessoas para trabalhar nas 15 principais cadeias produtivas do Estado.

Leia mais
Senar abre inscrições para curso Técnico em Agronegócio; 50 vagas em MT 

Para o presidente do Sindicato Rural de Confresa, Birajá Meireles Campos, a falta de mão de obra qualificada para o setor de máquinas e implementos agrícolas está cada vez maior. "Dentre os vários fatores, o que mais impacta em nossa região é a expansão agrícola. Entre Barra do Garças e Vila Rica são mais de dois milhões de hectares utilizados para o cultivo de lavouras. Além disso, temos também a chegada constante de equipamentos modernos no mercado. Nossos operadores ainda não estão preparados para operá-los".

De acordo com o presidente, o Senar-MT é o principal parceiro do produtor rural quando o assunto é qualificação de mão de obra. "É por isso que quando falam em cortar verbas, ou até mesmo, acabar com o Sistema S, nós temos que nos posicionar e fortalecer cada vez mais o Sistema Famato para nos defender e apoiar nestas horas"

O setor máquinas e implementos agrícolas necessita cada vez mais de profissionais capacitados para extrair o máximo dos equipamentos agrícolas. "Assim conseguimos reduzir os desperdícios, melhorar a produtividade e, consequentemente a rentabilidade", explica o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio. Ele diz ainda que para atender essa necessidade, a instituição tem feito várias parcerias incluindo empresas privadas e instituições de ensino e pesquisa.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet