Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

R$ 100 MILHÕES EM MULTAS

Imazon aponta redução de 45% no desmatamento em Mato Grosso no mês de abril

Foto: Marcos Vergueiro / Secom

Imazon aponta redução de 45% no desmatamento em Mato Grosso no mês de abril
Novo boletim do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) elaborado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) aponta que entre agosto de 2018 e abril de 2019, Mato Grosso reduziu o desmatamento em 22%. Somente para o mês de abril de 2019, a queda foi de 45%, número menor que o ano anterior, que atingiu 78%.

Leia mais:
Mato Grosso reduz desmatamento na Amazônia Legal em 78%, aponta Imazon

Apesar da queda, Mato Grosso foi o estado que mais desmatou a área da Amazônia Legal, com 60 km², o equivalente a 31% dos 217 km² desmatados. O topo do pódio também é liderado pelo estado em março de 2019. Já a degradação das florestas atinge 7 km², correspondendo a 7% da area total degradada, que é de 102 km². A redução apontada é em comparação entre os meses de abril de 2018 e abril de 2019.

"Os dados mostram que Mato Grosso foi um dos únicos Estados que obteve a redução e isso graças a uma combinação de esforços para fazer frente ao desmatamento, de políticas públicas para o fortalecimento das ações de comando, controle, responsabilização e valorização da floresta em pé, por meio do programa REM (REDD+ para pioneiros) e do Instituto Produzir, Conservar e Incluir" destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Em abril de 2019, 71% da área total da Amazônia Legal, composta por  Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Amapá, foi desmatada em áreas privadas ou em estágios de posse. As demais regiões foram em assentamentos, correspondente a 18%, Unidades de Conservação (10%) e Terras Indígenas (1%).

Por conta do período da seca, que pode descarrilar um aumento do desmatamento no estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) irá reforçar o sistema de monitoramento e fiscalização. Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram aplicadas mais de R$ 100 milhões em multas e foram embargados 32 mil hectares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet