Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

POR 10 ANOS

Sinop Energia prepara 100 mil mudas para restauração da Área de Preservação Permanente

Foto: Reprodução/Assessoria

Sinop Energia prepara 100 mil mudas para restauração da Área de Preservação Permanente
A Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica do município, está com cerca de 100 mil mudas de 30 espécies nativas que serão plantadas na Área de Preservação Permanente (APP). Entre as espécies, há plantas endêmicas e raras, frutíferas, medicinais e com potencial silvicultural. O plantio deve acontecer nos próximos 10 anos.

Leia mais:
Imazon aponta redução de 45% no desmatamento em Mato Grosso no mês de abril

“O viveiro tem capacidade para produção de 150 mil mudas/ano. As mudas serão utilizadas para o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que visa a restauração ambiental da APP do reservatório, que será realizada em um período de 07 a 10 anos”, explica o gerente de Meio Ambiente, André Vasques.

O trabalho teve início em novembro de 2016 e desde então tem feito o resgate de algumas espécies e marcação de matrizes porta sementes, um complemento do Programa de Resgate da Flora. Segundo o diretor presidente da Sinop Energia, Ricardo Padilha, todo o trabalho é acompanhado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), órgão licenciador ambiental.

Espécies como Cajueiro, Guarantã, Ipê-amarelo, Copaíba, Sucupira, Cumaru, Jatobá, Jutaí-mirim, Ingá-mirim, Mamoninha-do-mato, Mandiocão, Angelim, Castanheira, entre outras, deverão ser plantadas nos próximos 10 anos. Algumas espécies já foram doadas durante o 5º Seminário Intermunicipal de Educação Ambiental, em Sinop, e outras 600 já foram plantadas em um trabalho de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, no canteiro de obras da Usina.

O viveiro de mudas da UHE Sinop está localizado no canteiro de obras da UHE Sinop, administrado por empresa contratada pelo Empreendimento para desenvolver a atividade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet